Uma semana sustentável

A “Semana do Meio Ambiente”, organizada por uma comissão de oito alunos do curso de engenharia ambiental, e coordenada pelo professor Cezar Pires, teve seu início na última segunda (30) e se estendeu até ontem, quinta (02). O evento contou com uma série de palestras e atividades que buscavam conscientizar os alunos dos males que os homens modernos estão causando a natureza.

No primeiro dia, o evento exibiu uma palestra sobre o “Empreendedorismo Verde”, ministrado por Jussara Oliveira e uma apresentação que tratou sobre Coleta de Lixo Orgânico, onde Lucas Chiabi, que tem um projeto de engenharia ambiental premiado, defendeu seu ponto de vista sobre o assunto. O profissional apresentou o que se pode chamar de uma utopia realizada, não dando ênfase somente a parte técnica, mas comentando, também, sobre toda dificuldade encontrada para dar vida a pesquisa.

Terça (31) as atividades continuaram. No período do dia, crianças da ONG RISO – projeto desenvolvido pela ex-aluna do curso de gestão ambiental da Veiga, Luise Valentim, que leva a crianças de uma comunidade carente de Jardim Gramacho, onde funcionava um antigo lixão, educação ambiental – participaram de oficinas e sessões de filmes sobre sustentabilidade. “ Para a gente foi uma sensação indescritível, a sensação de estar fazendo a coisa certa foi emocionante”, completa Cesar Pires, coordenador do evento.

crianças ong riso

Crianças participando da atividade promovida pela ONG RISO.

Ainda na terça, o ciclo de palestras continuou com o professor e biólogo Izar Aximoff, que falou sobre a “Biodiversidade em Unidades de Conservação Fluminenses”. A palestra do final do dia ficou por conta do professor Vanilson Fragoso, que tratou sobre a “Interpretação da NBR ISO 14001: 2015”, norma internacional que especifica requisitos para implementação e operação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações.

Na Quarta-feira as atividades iniciaram às 10h, com o cine debate sobre o longa “Earth Day”, clássico da história ambiental, no qual mostra a história dos pioneiros do movimento moderno nos anos 60, travando na época uma intensa batalha para trazer um novo conceito a sociedade. Após o intervalo, as palestras retornaram às 18:30, com o Professor Rogério Rocco e a convidada Juliana Bustamante falando sobre o “Estudo de Impacto Ambiental x Estudo de Impacto de Vizinhança”. Fechando o dia, o educador Felipe Brasil discursou sobre “Sistemas Agroflorestais: Alternativa ao modelo predatório de produção agropecuária no estado do Rio de Janeiro”.

DSC04687

Professora Renata Bustamante durante debate

No quarto e último dia, quinta-feira (02), a palestra sobre “Empresas e Territórios: Interações para o bem-estar”, abriu as atividades da agenda da Semana do Meio Ambiente, Priscila Grimberg foi a responsável por ministrar o assunto. Ela começou o debate com uma indagação: “Por que território e empresas não crescem juntos?, destacando a importância de ter um planejamento das companhias que consiga ao mesmo tempo aumentar suas receitas. Além disso, a especialista enfatizou bastante a questão da conexão entre sociedade, economia e meio ambiente com a chave essencial para um desenvolvimento inteligente de todo o mundo.

Cezar Pires, coordenador da iniciativa, disse que o evento superou as próprias expectativas e ainda destacou que a participação de outros cursos, além da engenharia ambiental, mostra que essa questão é uma temática de todas as áreas. “Hoje mesmo tivemos mais alunos de administração do que da engenharia, ontem durante a exibição do filme sobre meio ambiente tivemos alunos de história assistindo e também os de biologia. Palestras como as da Priscila servem como referência para nós, leigos, sobre forte inserção da questão ambiental nas empresas e de forma rápida a partir de 30 anos para cá”, acrescenta o educador”.

A Semana do Meio Ambiente da UVA, contou também com uma Campanha de recolhimento do lixo eletrônico e oficina de eco artesanato. A primeira está desde o início do evento, e vai continuar no salão branco do Campus até o final do mês. Objeto tecnológicos, como impressoras, painéis e notebooks, estão sendo recolhidos e empilhados dentro de uma caixa que conta com a supervisão dos alunos de engenharia ambiental. Já a oficina de eco artesanato, coordenada pelo projeto “Arte Sem Fronteiras”, aconteceu no salão preto e convidou pessoas a desenvolverem habilidades manuais com resíduos materiais na confecção de novos produtos. Além de uma feira onde artesãs puderam expor os trabalhos e venderem a preços acessíveis.

20160602_122200

Produtos da feira de artesãs do projeto “Arte Sem Fronteiras”.

No período da noite, as palestras continuaram, e André Leone teve a responsabilidade de falar sobre “A atual situação da qualidade das águas para os jogos olímpicos”, tema que acalorou e prendeu a atenção de todos que estavam no local. Precisa-se também abrir um parêntese para falar sobre a incrível proposta apresentada na noite de ontem, nomeado “Vazometrô”. A ideia é criar um aplicativo de banco de dados para ligações clandestinas, vazamentos de agua, entre outras coisas. A frente dessa iniciativa está Bruna Stein Ciasca do Ministério Público do Rio de Janeiro.

No Encerramento do evento, uma mesa redonda foi organizada para expor diferentes opiniões sobre conflitos ambientais, usos múltiplos e gestão participativa das águas da Bahia de Guanabara. A troca de ideias estava entretendo tanto o público e os envolvidos no debate, que o bate-papo se estendeu e os participantes se quer notaram a hora passar e tiveram que ser avisados que o tempo limite já estava acabando. Esse interesse de aprender e discutir novas ideias foi o sentimento que melhor resumiu a II Semana do Meio Ambiente da UVA.


Beatriz Santos- 7° Período
Cassio Inácio- 2º Periodo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s