Rio, papel e lápis

   O consagrado internacionalmente desenhista, Cássio Loredano, retrata pela primeira vez uma cidade em Rio, papel e lápis. Os 61 desenhos feitos em 2014 e 2015, sob encomenda do Instituto Moreira Salles, mostram um Rio de Janeiro livre de clichês, em que a natureza é um plano de fundo para a beleza e afetividade que Loredano vê na arquitetura de prédios antigos da cidade. O livro homônimo marca o 450° aniversário da cidade e foi lançado no início de agosto com a exposição na pequena galeria do IMS-RJ, na Gávea.

  12596171_1006214902791696_470085597_nOs desenhos foram incorporados ao acervo do IMS, e dos 61 desenhos, 35 foram selecionados para serem expostos. Retratando um Rio de Janeiro pouco conhecido, desde a Igreja de Nossa Senhora da Cabeça, que fica no Jardim Botânico, até a ponte dos jesuítas em Santa Cruz, passando por outros caminhos do Centro, com uma nova abordagem e um novo olhar. A partir de um roteiro feito de memória, o caricaturista foi com o fotógrafo Aílton Silva, fazer visitas aos pontos históricos e a partir das fotografias criou seus desenhos usando grafite, nanquim, esferográfica e aquarela. No livro, os desenhos são acompanhados de textos e pequenas observações de sua autoria.

  20160323_143327Segundo fontes do museu, a exposição tenta mostrar a cidade em sua totalidade e em detalhes, segundo o ponto de vista do artista, nascido em 1948 e que em mais de 40 anos de carreira como caricaturista, foi colaborador em importantes veículos brasileiros e de jornais como El Pais, Liberátion e Frankfurter Allgemaine. E também é consultor da área de iconografia do Instituto Moreira Salles.

  A exposição vai até o dia 24 de abril de terça à domingo, das 11h às 20h no Instituto Moreira Salles, Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea- RJ


Mariana Bahia – 5º período 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s