Arte

Rio, papel e lápis

   O consagrado internacionalmente desenhista, Cássio Loredano, retrata pela primeira vez uma cidade em Rio, papel e lápis. Os 61 desenhos feitos em 2014 e 2015, sob encomenda do Instituto Moreira Salles, mostram um Rio de Janeiro livre de clichês, em que a natureza é um plano de fundo para a beleza e afetividade que Loredano vê na arquitetura de prédios antigos da cidade. O livro homônimo marca o 450° aniversário da cidade e foi lançado no início de agosto com a exposição na pequena galeria do IMS-RJ, na Gávea.

  12596171_1006214902791696_470085597_nOs desenhos foram incorporados ao acervo do IMS, e dos 61 desenhos, 35 foram selecionados para serem expostos. Retratando um Rio de Janeiro pouco conhecido, desde a Igreja de Nossa Senhora da Cabeça, que fica no Jardim Botânico, até a ponte dos jesuítas em Santa Cruz, passando por outros caminhos do Centro, com uma nova abordagem e um novo olhar. A partir de um roteiro feito de memória, o caricaturista foi com o fotógrafo Aílton Silva, fazer visitas aos pontos históricos e a partir das fotografias criou seus desenhos usando grafite, nanquim, esferográfica e aquarela. No livro, os desenhos são acompanhados de textos e pequenas observações de sua autoria.

  20160323_143327Segundo fontes do museu, a exposição tenta mostrar a cidade em sua totalidade e em detalhes, segundo o ponto de vista do artista, nascido em 1948 e que em mais de 40 anos de carreira como caricaturista, foi colaborador em importantes veículos brasileiros e de jornais como El Pais, Liberátion e Frankfurter Allgemaine. E também é consultor da área de iconografia do Instituto Moreira Salles.

  A exposição vai até o dia 24 de abril de terça à domingo, das 11h às 20h no Instituto Moreira Salles, Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea- RJ


Mariana Bahia – 5º período 

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Rio, papel e lápis

Deixe um comentário