Janelas dos saberes transforma professores em alunos

Programa, destinado aos educadores, questiona sua prática educacional e ensina novos métodos de ensino.

 

A 10º edição do projeto Janela dos Saberes aconteceu na última quinta-feira (31), com o tema “A educação e a emergência de múltiplos paradigmas”. O programa contou com a participação do filósofo e doutor em educação, Mario Sérgio Cortella, que transformou o auditório do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida em um palco de debate sobre o ensino na educação superior e inspirou professores a refletirem sobre a maneira de lecionar dentro de sala de aula.

_MG_4658

Palestrante Mario Sérgio Cortella

Marcio Ferreira, professor de Novas Tecnologias em Comunicação Social foi uma das pessoas que se questionaram sobre o método de ensinar. Ele pôs em questão o fato dos alunos estarem multiconectados o tempo inteiro, inclusive nas aulas. Atrair a atenção dos estudantes é algo difícil. “Estamos nos vendo diante de uma escola do século XIX, com professores do século XX e alunos do século XXI”.

Essa geração atual é dotada de mobilidade, conectividade e instantaneidade, mas peca por não ter paciência, compromisso ou noção de hierarquia. Já o docente perde pelo nível de obsolescência e a falta de conexão com a realidade de seu lecionado, explica Cortella. O educador precisa levar em conta o ponto de vista do aluno sem abrir mão de suas próprias perspectivas. E que também é necessário passar a eles ideias de esforço e disciplina. “Bill Gates abandonou a faculdade? Mas ele abandonou Harvard após quatro anos de curso. Isso depois de fazer 1590 pontos de 1600 possíveis no vestibular norte-americano”, exemplifica.

Além do perfil dos estudantes na era atual, o filósofo também criticou àqueles que não possuem dúvidas. Para ele, a educação avança na dúvida e, quem não as tem, apenas repete hábitos já estabelecidos. Cortella destaca o quanto é importante ter uma boa concorrência. “Nos tornamos melhores quando temos uma oposição bem estruturada. Uma oposição fraca nos torna mais fracos”.

O doutor em educação observa o fato de o quanto o mundo mudou em apenas 20 anos, citando exemplos como Ayrton Senna, que faleceu em 1994 e não desfrutou da internet. De acordo com ele, os professores precisam ter coragem para mudar e olhar novos paradigmas. “Devemos levá-los em consideração e saber respeitar as pessoas”.

_MG_4743

Premiação aos professores

Lembrando-se da situação política na qual o país se encontra, Cortella afirma que o povo brasileiro está impaciente e que isso pode ser prejudicial para edificar projetos mais sólidos. “É preciso ter paciência para ser competente. E ter paciência não significa ser lerdo”, afirma.

A noite foi concluída com uma premiação aos professores que desde a última edição do “Janelas dos Saberes” conseguiram levar para a sala de aula um pouco da proposta do projeto. Por fim, Mario Sergio Cortella realizou uma sessão de autógrafos acompanhada por um coquetel de encerramento.


Sobre a 10º edição do programa Janelas dos Saberes

Durante um ano, os organizadores do programa ofereceram aos professores universitários a possibilidade de selecionar os temas e os palestrantes para a décima edição. O objetivo é reconstruir o método de ensino Ilumno e “fazer os alunos pensarem”, segundo Katia Passos.

_MG_4702

Kátia Passos – Diretora Nacional de Graduação da Ilumno Brasil- e o palestrante Mario Sergio Cortella

O tema escolhido para abertura foi Mario Sergio Cortella – Doutor em educação – que possui no currículo 29 livros publicados, entre eles obras como “Descartes, a paixão pela razão” e “Nos Labirintos da Moral” (com Yves de La Taille).

As informações sobre os próximos eventos estarão disponíveis na página oficial do projeto e também no portal do professor da Universidade Veiga de Almeida.


Ana Carolina Martins – 5º período

Nathalia Araújo – 7º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s