Comunicação

Janelas dos saberes transforma professores em alunos

Programa, destinado aos educadores, questiona sua prática educacional e ensina novos métodos de ensino.

 

A 10º edição do projeto Janela dos Saberes aconteceu na última quinta-feira (31), com o tema “A educação e a emergência de múltiplos paradigmas”. O programa contou com a participação do filósofo e doutor em educação, Mario Sérgio Cortella, que transformou o auditório do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida em um palco de debate sobre o ensino na educação superior e inspirou professores a refletirem sobre a maneira de lecionar dentro de sala de aula.

_MG_4658
Palestrante Mario Sérgio Cortella

Marcio Ferreira, professor de Novas Tecnologias em Comunicação Social foi uma das pessoas que se questionaram sobre o método de ensinar. Ele pôs em questão o fato dos alunos estarem multiconectados o tempo inteiro, inclusive nas aulas. Atrair a atenção dos estudantes é algo difícil. “Estamos nos vendo diante de uma escola do século XIX, com professores do século XX e alunos do século XXI”.

Essa geração atual é dotada de mobilidade, conectividade e instantaneidade, mas peca por não ter paciência, compromisso ou noção de hierarquia. Já o docente perde pelo nível de obsolescência e a falta de conexão com a realidade de seu lecionado, explica Cortella. O educador precisa levar em conta o ponto de vista do aluno sem abrir mão de suas próprias perspectivas. E que também é necessário passar a eles ideias de esforço e disciplina. “Bill Gates abandonou a faculdade? Mas ele abandonou Harvard após quatro anos de curso. Isso depois de fazer 1590 pontos de 1600 possíveis no vestibular norte-americano”, exemplifica.

Além do perfil dos estudantes na era atual, o filósofo também criticou àqueles que não possuem dúvidas. Para ele, a educação avança na dúvida e, quem não as tem, apenas repete hábitos já estabelecidos. Cortella destaca o quanto é importante ter uma boa concorrência. “Nos tornamos melhores quando temos uma oposição bem estruturada. Uma oposição fraca nos torna mais fracos”.

O doutor em educação observa o fato de o quanto o mundo mudou em apenas 20 anos, citando exemplos como Ayrton Senna, que faleceu em 1994 e não desfrutou da internet. De acordo com ele, os professores precisam ter coragem para mudar e olhar novos paradigmas. “Devemos levá-los em consideração e saber respeitar as pessoas”.

_MG_4743
Premiação aos professores

Lembrando-se da situação política na qual o país se encontra, Cortella afirma que o povo brasileiro está impaciente e que isso pode ser prejudicial para edificar projetos mais sólidos. “É preciso ter paciência para ser competente. E ter paciência não significa ser lerdo”, afirma.

A noite foi concluída com uma premiação aos professores que desde a última edição do “Janelas dos Saberes” conseguiram levar para a sala de aula um pouco da proposta do projeto. Por fim, Mario Sergio Cortella realizou uma sessão de autógrafos acompanhada por um coquetel de encerramento.


Sobre a 10º edição do programa Janelas dos Saberes

Durante um ano, os organizadores do programa ofereceram aos professores universitários a possibilidade de selecionar os temas e os palestrantes para a décima edição. O objetivo é reconstruir o método de ensino Ilumno e “fazer os alunos pensarem”, segundo Katia Passos.

_MG_4702
Kátia Passos – Diretora Nacional de Graduação da Ilumno Brasil- e o palestrante Mario Sergio Cortella

O tema escolhido para abertura foi Mario Sergio Cortella – Doutor em educação – que possui no currículo 29 livros publicados, entre eles obras como “Descartes, a paixão pela razão” e “Nos Labirintos da Moral” (com Yves de La Taille).

As informações sobre os próximos eventos estarão disponíveis na página oficial do projeto e também no portal do professor da Universidade Veiga de Almeida.


Ana Carolina Martins – 5º período

Nathalia Araújo – 7º período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Janelas dos saberes transforma professores em alunos

Deixe um comentário