A mulher que mudou o mundo

Com cerca de 100 obras de 15 artistas diferentes, a exposição “Frida Kahlo – Conexoes Entre Mulheres Surrealistas no México” chega ao Rio de Janeiro pela Caixa Cultural, após uma temporada em São Paulo. A Mostra, que conta com a curadoria de Teresa Arcq, traz como eixo principal a figura de Frida, onde o público poderá entrar no universo da pintora explorando mais de 30 trabalhos de seu acervo pessoal.

Além disso, o espectador também pode observar um pouco da intimidade da artista através das fotografias dos americanos Bernard Silberstein, Nickolas Muray, amigo e amante de Frida, entre outros. Artistas pouco conhecidas do público brasileiro como María Izquierdo, Remedios Varo, Leonora Carrington, Rosa Rolanda e Lola Álvarez Bravo estampam as paredes da exposição com obras que resgatam a cultura e as tradições da terra natal. A influência de Frida fica evidente na maioria dos quadros.

1Empolgada com a energia e a inspiração que a mostra passa, a visitante Isabel Dias diz que guardou a ansiedade por muitos dias para ver a exposição. “Uma artista que marcou para sempre a história e continua inspirando mulheres na luta diária por conquistas e diretos”, completa a fã.

Entre pinturas, esculturas, fotografias, registros fotográficos, catálogos e reportagens a mostra permite confrontar uma face desafiadora de um movimento que surgiu na França na década de 1920, o surrealismo. Apesar das obras de Kahlo serem qualificadas dentro deste gênero artístico, a artista – antes de morrer – desmente esse senso com a frase: “nunca pintei sonhos, pintava minha realidade”.

A curadora da exposição defende a forma de pensar e agir de Frida. “Embora o Surrealismo tenha servido em muitos casos como influencia e catalisador de liberdade criativa, as mulheres adotaram uma postura pessoal e com frequência utilizaram sua obra como meio de exploração e catarse psicológica e espiritual”, comenta Teresa Arcq.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A exposição permanece no museu até o dia 27 de março. A entrada é gratuita, mas para evitar filas são distribuídas senhas pelo site ou na recepção da Caixa Cultural.


Lorena Lopes- 3º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s