Arte Diversidade Humana

A mulher que mudou o mundo

Com cerca de 100 obras de 15 artistas diferentes, a exposição “Frida Kahlo – Conexoes Entre Mulheres Surrealistas no México” chega ao Rio de Janeiro pela Caixa Cultural, após uma temporada em São Paulo. A Mostra, que conta com a curadoria de Teresa Arcq, traz como eixo principal a figura de Frida, onde o público poderá entrar no universo da pintora explorando mais de 30 trabalhos de seu acervo pessoal.

Além disso, o espectador também pode observar um pouco da intimidade da artista através das fotografias dos americanos Bernard Silberstein, Nickolas Muray, amigo e amante de Frida, entre outros. Artistas pouco conhecidas do público brasileiro como María Izquierdo, Remedios Varo, Leonora Carrington, Rosa Rolanda e Lola Álvarez Bravo estampam as paredes da exposição com obras que resgatam a cultura e as tradições da terra natal. A influência de Frida fica evidente na maioria dos quadros.

1Empolgada com a energia e a inspiração que a mostra passa, a visitante Isabel Dias diz que guardou a ansiedade por muitos dias para ver a exposição. “Uma artista que marcou para sempre a história e continua inspirando mulheres na luta diária por conquistas e diretos”, completa a fã.

Entre pinturas, esculturas, fotografias, registros fotográficos, catálogos e reportagens a mostra permite confrontar uma face desafiadora de um movimento que surgiu na França na década de 1920, o surrealismo. Apesar das obras de Kahlo serem qualificadas dentro deste gênero artístico, a artista – antes de morrer – desmente esse senso com a frase: “nunca pintei sonhos, pintava minha realidade”.

A curadora da exposição defende a forma de pensar e agir de Frida. “Embora o Surrealismo tenha servido em muitos casos como influencia e catalisador de liberdade criativa, as mulheres adotaram uma postura pessoal e com frequência utilizaram sua obra como meio de exploração e catarse psicológica e espiritual”, comenta Teresa Arcq.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A exposição permanece no museu até o dia 27 de março. A entrada é gratuita, mas para evitar filas são distribuídas senhas pelo site ou na recepção da Caixa Cultural.


Lorena Lopes- 3º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “A mulher que mudou o mundo

Deixe um comentário