II Seminário de Jornalismo Esportivo

A Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (ACERJ) realizou na última sexta-feira (03), no auditório de Furnas, o “II Seminário de Jornalismo Esportivo”. O evento marcou também a comemoração do aniversário da empresa, que completa 99 anos no dia 05 de março.

Com quatro mesas de debates ao longo da tarde, o assunto principal não poderia ser outro: Olimpíadas. Jornalistas brasileiros, como Carlos Eduardo Eboli (CBN) e Iuri Totti destacaram a importância dos Jogos, no que se refere a quebra da monocultura do futebol e a plantar a semente dos esportes Olímpicos no país.

ACERJ debateu as expectativas para as Olimpíadas em seu segundo seminário de jornalismo

ACERJ debateu as expectativas para as Olimpíadas em seu segundo seminário de jornalismo

Os elevados gastos e investimentos com o evento não foram esquecidos. Para Silvio Barsetti (Terra), o Brasil perdeu uma ótima oportunidade de melhorar a condição social. Esse discurso foi reforçado pelos outros integrantes da mesa, contudo, ainda parece existir espaço para o otimismo na esperança de que o legado olímpico seja um impulso a mais para o desenvolvimento educacional e esportivo da nação.

Durante o bate-papo, os componentes da mesa também lembraram a grande oportunidade que as Olimpíadas vão trazer para os jornalistas brasileiros. “As chances de aprendizado serão inúmeras”, destacou Jorge Luiz Rodrigues (SporTV). “Esse é o único evento com possíveis seis ou sete histórias dignas de manchete de capa”.


Jornalistas estrangeiros trazem uma visão diferente.

Uma das novidades em relação ao evento do ano passado, foi a participação de correspondentes estrangeiros baseados no Brasil. Nomes como Tim Vickery (BBC) e German Aranda Milan (El Mundo) participaram da mesa “Correspondentes Internacionais” e levaram aos presentes no auditório um pouco da visão estrangeira sobre o Brasil Olímpico.

Vickery lembrou que o clima em Londres era totalmente negativo nos meses que antecederam os Jogos de 2012. “A população não se sentia parte do evento, mas tudo mudou com a passagem da tocha e aí sim surgiu a magia das Olimpíadas”, conta o jornalista. Já German relatou que que o crescimento acelerado do Brasil ao ser anunciado como sede deu a impressão de que o país iria se dinamizar mais ainda com os grandes eventos esportivos.

Entretanto, para o jornalista, não foi bem isso que aconteceu. Com relatos de casos de violência nas periferias do Rio de Janeiro e casos de corrupção, ele afirmou que “uma cidade que se vende como ‘Maravilhosa’ não pode ter duas caras”. Questões como segurança e deslocamento foram apontadas como a maior preocupação de turistas e atletas durante o evento.

Questionados sobre a possibilidade da retirada de investimentos vindos do exterior ao final das Olimpíadas, a mesa – também composta por Mauricio Cannone (La Gazzetta dello Sport) e Manolo Epellbaum (SporTV) – concluiu que o “perigo” é real, mas que a imagem do Rio de Janeiro ainda fornecerá novas formas de ser explorada.

Debora Gares (ESPN), Renata Graciano (Donas da Bola), Cristina Dissat (Fim de Jogo), Martha Esteves (O Dia) e Camila Carelli (Rádio Globo) deba

Debora Gares (ESPN), Renata Graciano (Donas da Bola), Cristina Dissat (Fim de Jogo), Martha Esteves (O Dia) e Camila Carelli (Rádio Globo) deba

Deixando um pouco de lado o assunto Olimpíadas, a ACERJ também colocou em debate os desafios das mulheres no Jornalismo Esportivo e o trabalho das assessorias de imprensa. A noite foi encerrada com homenagens aos grandes nomes do jornalismo brasileiro e um coquetel de confraternização.

Confira no vídeo abaixo: organizadores, palestrantes e visitantes falam sobre a importância do II Seminário ACERJ de Jornalismo Esportivo.


Nathalia Araújo- 7º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s