Movidos pelo Amor

caixa completa

Caixa de doações

A UniCarioca foi a vencedora da segunda edição do Trote do Amor, realizado de 29/02 à 04/03. O projeto consiste na competição solidária entre 11 faculdades do Rio de Janeiro, dentre elas a Universidade Veiga de Almeida. Cada uma delas apadrinhou uma instituição de caridade com o objetivo de arrecadar donativos e estabelecer uma parceria para além do período do trote.

Modificar a concepção violenta do ritual foi um desafio para a Agência Panqueca, grupo de quatro estudantes da ESPM que acreditam no Trote do Amor como uma forma de estimular a solidariedade dos estudantes, por meio da doação e acompanhamento das instituições. “É muito gratificante fazer parte do projeto que busca ajudar as pessoas mais necessitadas. Receber o sorriso deles quando entregamos os produtos é a melhor recompensa. “Nosso objetivo é praticar o amor por nada”, relata Rafael Paiva, membro da Agência Panqueca.

Neste ano foram arrecadados mais de 25 mil itens, além de 34 cortes de cabelo para crianças com câncer. Por conta do sucesso do Trote do Amor, as instituições de caridade e faculdades optaram por redistribuir boa parte das doações a outras entidades do Rio. “Nós da Agência Panqueca ficamos surpresos com a quantidade total de doações. Isso só foi possível com o engajamento das universidades. Costumamos dizer que não há uma campeã, pois todas são vencedoras”, afirma o membro da agência.

Durante a semana do trote da UVA, tanto calouros quanto veteranos puderam participar da arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza, demandas da APAE, instituição apadrinhada. A Associação de Pais a Amigos Excepcionais presta serviços de assistência social em relação à melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiência intelectual. Além disso, o acompanhamento das crianças é realizado por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e professores.

Na semana do trote da UVA, o dinheiro recolhido pelos calouros foi revertido em mantimentos para a APAE e alguns alunos tiveram o nome do projeto desenhado em seus corpos. “Estamos passando nas salas para avisar aos alunos a respeito do Trote do Amor. Doação é uma coisa que não se nega, ainda mais se tratando de alimentos e produtos de limpeza”, afirma Lucas Villas, presidente da atlética de design.

Os veteranos de comunicação também participaram ativamente do projeto, incentivando os calouros a apoiar a causa social. Luiza Paixão, diretora de esportes da atlética, diz que a equipe pretende visitar a APAE no dia de entrega dos donativos e ainda comenta sobre as ações realizadas por conta própria. “Fazemos ações sociais em datas comemorativas, como no natal, na páscoa e no dia das crianças. O nosso objetivo não é só estimular o esporte, mas a solidariedade”, comenta a veterana.

Entrega de donativos a APAE

Entrega de donativos na APAE

Assim como a diretora de esportes, Rafael Babo, presidente da Atlética de Comunicação Social busca formas de auxiliar instituições e incentivar os estudantes a lutar pela causa. “Cada vez mais estamos movendo os alunos do curso. Ano passado e retrasado fizemos uma arrecadação para a Casa Ronald Mc Donald’s. Muitos calouros ajudaram e o dinheiro foi revertido para a instituição de câncer”, relata Rafael.

A cada edição a divulgação do projeto aumenta e as formas de organização são atualizadas. O modo de contagem de pontos foi modificado e foi criado um aplicativo para acompanhar o placar e receber notificação quando a instituição apadrinhada precisar de algum produto. No próximo ano o Trote do Amor pretende conseguir o apoio de mais universidades e manter a relação com as participantes.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Pontuação de acordo com o donativo:

  • 1 ponto = Água 1,5l
  • 2 pontos = Açúcar 1kg / Produtos de Limpeza/Esparadrapo
  • 3 pontos = Desapega OLX e Escova de dente
  • 4 pontos = Alimento não perecível
  • 5 pontos = Papel Higiênico folha dupla / Desodorante Rollon / 100 Copos descartáveis 200ml / Resmas de papel A4/Toalha de Banho
  • 6 pontos = Sabão em pó / Amaciante de Roupas/100 Copos descartáveis 300ml
  • 7 pontos = Caderno Capa Dura e Leite em pó integral
  • 8 pontos = Pen Drive
  • 10 pontos = Cobertor / Doação de cabelo
  • 15 pontos = Voluntariar-se na instituição de caridade

Donativos pedidos pelas instituições:

ABRAPAC: Copos descartáveis 200ml e papel higiênico folha dupla
AMICCA: Alimentos não perecíveis e leite em pó integral
AMPARANDO: Água e leite em pó integral
APAE: Alimentos não perecíveis e Produtos de limpeza
CASA RONALD: Copos descartáveis 300ml e papel higiênico folha dupla
IRS:Cartucho de impressora HP 662 e caderno de capa dura
Lar Cristão Maria de Nazareth: Açúcar e leite em pó integral
RUAS: Escova de dente e desodorante ROLLON
SAPO: Papel higiênico folha dupla e Cobertor
Viva Cazuza: Sabão em pó e amaciante de roupas.
AACS: Resmas A4 e Leite em pó


Luiza Esteves- 5º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s