
“Adeus, ano velho! Feliz ano novo! Que tudo se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso saúde pra dar e vender…”. A Valsa de David Nasser foi inspiração para diversos réveillons brasileiros. 2016 será a data dos Jogos Olímpicos e de comemoração dos 100 anos do samba, com direito a homenagens relativas aos acontecimentos durante a queima de fogos de Copacabana. Outra novidade será a transmissão, ao vivo, do evento pelo Youtube.
Jorge Bem Jor, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Dudu Nobre e Diogo Nogueira são os artistas mais esperados. De acordo com a prefeitura, a expectativa é que dois milhões de pessoas participem da festa. Ao todo serão 12 apresentações. Ao final do espetáculo dois mil tambores acompanharão o momento em que o céu de Copacabana ficará branco, revelando uma mensagem de paz.
“Já pulei as sete ondas e também já comi uva e guardei o caroço na carteira, para atrair dinheiro. Hoje em dia não faço mais. Busco apenas vestir roupas de acordo com o significado das cores. Geralmente uso amarelo ou verde”, diz Marina Magalhães, estudante de jornalismo.
Contudo, Nathália Theodoro, aluna de Direito, não realiza o mesmo ritual: “Minha família tem o costume de se vestir de branco no ano novo, mas eu nem ligo. Já usei uma blusa que tinha um gato preto no réveillon e ficaram brigando comigo (risos)”.
Onze balsas serão responsáveis por lançar 24 toneladas de fogos, durante 16 minutos, e 30 torres de som vão ser usadas de modo a melhorar a qualidade do áudio. No palco principal, telas de projeção com luzes LED formarão um relógio digital para facilitar a contagem. “Estou muito ansiosa pela chegada do ano novo. Espero, em 2016, conseguir um bom estágio, terminar o curso de inglês, fazer intercâmbio e viajar”, diz Vanessa Gadelha, esteticista.

O esquema especial de trânsito começa na manhã do dia 31. Às 18h a entrada para o bairro será bloqueada para os carros de passeio, incluindo moradores. Apenas os veículos credenciados poderão entrar até às 22h e às 5h o acesso será totalmente liberado. Metrô, ônibus comuns – de mais de 80 linhas – e turismo funcionarão como alternativas de transporte, durante o Réveillon. “O importante é passar a virada do ano com a pessoa que você gosta, independente do lugar. Mesmo que seja no engarrafamento, vale a pena (risos)”, relata Junno Sena, estudante de Jornalismo.
O MetrôRio organizou a operação Réveillon Solidário. O bilhete custa R$ 7,40 (ida e volta) e R$ 3,70 (ida ou volta), somente em dinheiro nas estações Pavuna, Carioca, Central, Glória e Uruguai. Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos e maiores de 56 anos devem apresentar documento oficial de identificação. A cor do cartão será determinada segundo o horário de embarque escolhido.
“Acredito que o metrô poderia funcionar por toda a madrugada, o que diminuiria o fluxo de pessoas em um mesmo horário durante a volta para casa. Deveriam existir também mais linhas de ônibus circulando pela cidade, não só nesta época, como no ano inteiro. O ponto principal é que as linhas sejam bem distribuídas. Não adianta ter inúmeros ônibus na Zona Sul que só levam a lugares próximos dali ou a locais pré-determinados”, afirma Marina Magalhães.
Horários de embarque do MetrôRio no Réveillon:
- 19h às 20h – Cartão laranja e azul (ida e volta) e Cartão laranja e verde (ida);
- 20h às 21h – Cartão roxo e azul (ida e volta) e Cartão roxo e verde (ida);
- 21h às 22h – Cartão rosa e azul (ida e volta) e Cartão rosa e verde (ida);
- 22h às 23h – Cartão verde e azul (ida e volta) e Cartão azul e verde (ida);
- 23h à 0h – Cartão prata e azul (ida e volta) e Cartão branco e verde (ida);
- 0h às 5h – Cartão prata e azul marinho.
Além disso, Os organizadores receberão o apoio de 120 maqueiros, 30 postos de policiamento, cinco postos médicos e monitoramento por câmeras em 20 unidades. A operação de limpeza da orla começará às 6h do dia 1° de Janeiro, mas durante a festa – segundo a Comlurb – 1.289 garis, com mil contêineres vão atuar para evitar a concentração de lixo. “Já vi acidentes que poderiam ser evitados. Muitas pessoas levam taças de vidro ou de cristal, que acabam quebrando e deixam na areia ou na calçada. Como a praia fica lotada fica difícil não pisar nos cacos. Devemos lembrar que não somos os únicos no local”, relata Lucas Correa, estudante de Geologia.
O ator André Leitão presenciou uma situação curiosa durante a festa de fim de ano. Segundo ele, durante uma caminhada, pós-festa, no dia primeiro pela orla da Barra, um morador de rua parou ele e seus amigos para dividir um momento de alegria. “Olha quanta latinha eu peguei”, relata o sem teto, com um saco na mão.
Ainda segundo André, o grupo de amigos deu risada na hora, pois pensaram que era só mais um maluco, mas quando o pobre homem se afastou, viram que era tudo verdade. O sem teto carregava um saco com cerca de 10 mil latinhas. “O morador de rua ajudou a limpar a praia e ainda ganhou uma boa grana com isso”, conta ator.
“Desejo muita saúde paz e saúde para todos nós. Também espero aproveitar a virada do ano com as pessoas que eu gosto e ter sucesso profissional em 2016”, relata Marina.
ATRAÇÕES DE COPACABANA:
Palco Principal (Em frente ao Copacabana Palace):
- 18H ÀS 18H30: DJ MARCELO GARCIA
- 18H30M ÀS 19H30: GABRIEL MOURA
- 20H ÀS 22H: “SAMBRA, O MUSICAL – 100 ANOS DE SAMBA”, COM DIOGO NOGUEIRA
- 22H30 ÀS 23H45M: JORGE BEN JOR
- 00H20 ÀS 01H40M ZECA PAGODINHO
- 02H ÀS 03H GRES BEIJA FLOR DE NILÓPOLIS
Palco Santa Clara (Em frente à rua Santa Clara):
- 18H ÀS 19H30 DJ (A CONFIRMAR)
- 19H30M ÀS 20H30 SURICATO
- 21HÀS 22H:THAÍS MACEDO
- 22H30 ÀS 23H45M: ARLINDO CRUZ
- 00H20 ÀS 01H40M: DUDU NOBRE
- 02H ÀS 02H45M: GRES ACADÊMICOS DO SALGUEIRO
- 02H50M ÀS 03H30M: GRES ACADÊMICOS DO GRANDE RIO
Luiza Esteves – 5° Período

0 comentário em “Preparativos para 2016”