Até o dia 31/07, a cidade imperial, Petrópolis, está com a exposição “Cerâmica Contemporânea” em cartaz no Espaço Cultural InterTV. Já ocorreram outras quatro exposições desde 2012, as mesmas exibem peças produzidas pelos próprios petropolitanos que formam um grupo de ceramistas, o Arte Cerâmica criado há três anos atrás.
O núcleo do grupo é composto por 12 ceramistas que, em suas obras, exploram as inúmeras possibilidades artísticas que o trato com a argila proporciona. A exposição ocorreu principalmente devido ao Dia do Ceramista e em junção com a InterTV e sua sala de exposições criada pela empresa no belo casarão que ocupa no centro histórico da cidade, o evento chamou a atenção de diversos petropolitanos. “Juntar os 12 ceramistas do grupo para realizar uma exposição é, acima de tudo, motivo de alegria. Periodicamente realizamos encontros, e como o ceramista é um apaixonado pelo que faz, adora compartilhar com os demais colegas as pesquisas, descobertas e técnicas experimentadas.” Disse Ivo Ferreira, um dos integrantes do grupo.
O grupo em si percebeu que a cerâmica artística ainda não alcançou no Brasil, o mesmo prestígio que desfruta no exterior, onde existem galerias de arte dedicadas exclusivamente a esse surte. Os centros culturais de Petrópolis se preocupam em trazer exposições e eventos para manter a novidade no local. “Estamos trabalhando, fazendo a nossa parte, divulgando a cerâmica artística para que o público perceba que esta arte milenar não se restringe à confecção de vasos, tigelas e xícaras.” Explicou Ivo.
Na mesma rua do casarão da InterTV podemos encontrar também o Centro Cultural Raul de Leoni, onde todo o mês se encontra algo novo para expõr. Neste mês, o centro está oferecendo a exibição de filmes grátis todas as quartas, sextas e sábados. A Fundação de Cultura e Turismo selecionou dez filmes de diversos gêneros e mais um para o dia 1° de agosto.
O primeiro longa a ser passado ocorreu no último dia 8 e apresentava “O Labirinto do Fauno”, filme conhecido pelo seu renomado diretor, Guillermo Del Toro. Outros filmes como o indicado ao Oscar, Sniper Americano, o clássico The Rocky Horror Picture Story, além de O Orfanato são alguns dos títulos que serão exibidos pelo centro. A ideia de uma exibição programada veio após o sucesso do Festival de Filmes Alemães realizado durante a Bauerfest 2015.
O Festival de Inverno é outro evento que chama a atenção dos moradores e turistas de Petrópolis. O festival que ocorre simultaneamente em Teresópolis e Friburgo com o tema “[Des]construindo sentidos”, a programação reúne artistas renomados como Zeca Pagodinho, O Rappa, Wagner Tiso e Tunai, Kleiton e Kledirm, Antônio Fagundes, entre outras atrações. Além de artistas locais, entre eles Trio Dubrá e Grupo Circense Andança, incrementam a programação, que vai movimentar o cenário cultural petropolitano por 10 dias consecutivos. “Teremos uma programação intensa e diversificada ao longo de dez dias. Queremos trazer a população e os visitantes para interagirem e participarem” explica o diretor regional do Sesc, Mauro Rego.
O lançamento ocorreu dia 8, mas a abertura acontecerá dia 24 com a Orquestra Ouro Preto com Joyce (Beatles). O festival acontece no período de alta temporada trazendo artistas renomados e chamando a atenção de todo o tipo de pessoas. A Fundação Municipal de Turismo tem estimado que mais de 700 mil turistas e visitantes passem por Petrópolis durante este período.
Por: Junno Sena
0 comentário em “Em Período de Férias, Petrópolis Aumenta suas Atividades Culturais”