Cultura Diversidade Humana Geral Participe da notícia

Bauerfest 2015: a segunda maior festa alemã do Brasil

No início das férias, a Bauerfest chama a atenção de cariocas e petropolitanos.

Neste último domingo (5) ocorreu a 26° edição da Festa do Colono Alemão, ou Bauerfest, em Petrópolis. O evento que ocorre anualmente em homenagem aos imigrantes alemães teve uma duração de dez dias e com mais de 170 atrações para todas as idades conseguindo, novamente, atrair os seus habitantes e pessoas de fora da cidade para festejar.

Pátio central(Foto Divulgação/FCTP)

O festival que ocorre desde 1989 no centro da cidade é considerado o segundo maior evento sobre o tema ocorrido no país, perdendo apenas para a Octoberfest, ocorrida em Santa Catarina. Oferecendo música, dança, teatro, cinema, poesia e muito mais. Este ano, o destaque foram os food truck e as exposições ocorridas na Casa da Educação Visconde de Mauá, próximo ao Palácio de Cristal.

A Biblioteca Nacional e pelo Museu Casa Stefan Zweig ofereceram exposições como, ‘… olhando mais pra frente do que pra trás. O exílio de língua alemã no Brasil. 1933-1945′, vinda de Frankfurt, e ‘Stefan Zweig, a agenda do exílio’ propondo trazer um olhar diferente sobre a imigração alemã. Mostrando a maneira como os alemães influenciaram a nossa arte e cultura.

Inicialmente com o nome de Festival Germânico, há mais de 30 anos atrás, apenas recebeu o nome de Festa do Colono três anos depois de sua primeira festa. Estas primeiras confraternizações eram pequenas quermesses que ocorriam no bairro Fazenda Inglesa. Em 1983, o Grupo 29 de Junho, que reúne descendentes da colônia, decidiu expandir o evento, mas sem deixar a síntese dele, isto é, a música, danças e os tradicionais pratos da culinária alemã. Escolhendo o seu novo lugar como os arredores do Palácio de Cristal, não demorou muito até que em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis, o evento se profissionalizasse e crescesse, alcançando o atual formato da Bauerfest.

Casinhas de venda de produtos(Foto Divulgação/FCTP)

Desde 2010, o evento tem crescido mais ainda, trazendo novas barracas e pórticos e neste ano, 2015, um sinal de modernidade surgiu na réplica da vila alemã, os food trucks apresentando os ‘hot-dogs’ típicos da Alemanha e três sabores diferentes de chopp – pimenta-rosa, jabuticaba e erva mate.

“As pessoas estão adorando. O fim de semana ficou lotado. A festa está linda e esperamos fazer parte dela no ano que vem. Sem dúvida, é um sucesso” disse o responsável por um dos food truck, Marcel Mitrowitz.

Pela sua variedade de bebida e ser patrocinado pela Cervejaria Bohemia, a Bauerfest se torna um evento singular no Rio de Janeiro, chamando a atenção de diversos cariocas. “Eu venho por que acho a festa legal. Sou descendente de europeu e gosto do clima, as comidas e bebidas,” disse o carioca Magno Maciel, estudante de farmacéutica da UFRJ.

Filas(Foto Divulgação/FCTP)

A Festa do Colono Alemão é uma grande confraternização do povo petropolitano e de qualquer outro que quiser se juntar para desfrutar de um bom tempo na cidade de clima frio. Finalizando o festival com uma apresentação da Bauerband no Palácio de Cristal, o evento promete uma próxima edição animada trazendo mais cultura, bebida e alegria.

Por: Junno Sena

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Bauerfest 2015: a segunda maior festa alemã do Brasil

Deixe um comentário