No início das férias, a Bauerfest chama a atenção de cariocas e petropolitanos.
Neste último domingo (5) ocorreu a 26° edição da Festa do Colono Alemão, ou Bauerfest, em Petrópolis. O evento que ocorre anualmente em homenagem aos imigrantes alemães teve uma duração de dez dias e com mais de 170 atrações para todas as idades conseguindo, novamente, atrair os seus habitantes e pessoas de fora da cidade para festejar.
O festival que ocorre desde 1989 no centro da cidade é considerado o segundo maior evento sobre o tema ocorrido no país, perdendo apenas para a Octoberfest, ocorrida em Santa Catarina. Oferecendo música, dança, teatro, cinema, poesia e muito mais. Este ano, o destaque foram os food truck e as exposições ocorridas na Casa da Educação Visconde de Mauá, próximo ao Palácio de Cristal.
A Biblioteca Nacional e pelo Museu Casa Stefan Zweig ofereceram exposições como, ‘… olhando mais pra frente do que pra trás. O exílio de língua alemã no Brasil. 1933-1945′, vinda de Frankfurt, e ‘Stefan Zweig, a agenda do exílio’ propondo trazer um olhar diferente sobre a imigração alemã. Mostrando a maneira como os alemães influenciaram a nossa arte e cultura.
Inicialmente com o nome de Festival Germânico, há mais de 30 anos atrás, apenas recebeu o nome de Festa do Colono três anos depois de sua primeira festa. Estas primeiras confraternizações eram pequenas quermesses que ocorriam no bairro Fazenda Inglesa. Em 1983, o Grupo 29 de Junho, que reúne descendentes da colônia, decidiu expandir o evento, mas sem deixar a síntese dele, isto é, a música, danças e os tradicionais pratos da culinária alemã. Escolhendo o seu novo lugar como os arredores do Palácio de Cristal, não demorou muito até que em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis, o evento se profissionalizasse e crescesse, alcançando o atual formato da Bauerfest.
Desde 2010, o evento tem crescido mais ainda, trazendo novas barracas e pórticos e neste ano, 2015, um sinal de modernidade surgiu na réplica da vila alemã, os food trucks apresentando os ‘hot-dogs’ típicos da Alemanha e três sabores diferentes de chopp – pimenta-rosa, jabuticaba e erva mate.
“As pessoas estão adorando. O fim de semana ficou lotado. A festa está linda e esperamos fazer parte dela no ano que vem. Sem dúvida, é um sucesso” disse o responsável por um dos food truck, Marcel Mitrowitz.
Pela sua variedade de bebida e ser patrocinado pela Cervejaria Bohemia, a Bauerfest se torna um evento singular no Rio de Janeiro, chamando a atenção de diversos cariocas. “Eu venho por que acho a festa legal. Sou descendente de europeu e gosto do clima, as comidas e bebidas,” disse o carioca Magno Maciel, estudante de farmacéutica da UFRJ.
A Festa do Colono Alemão é uma grande confraternização do povo petropolitano e de qualquer outro que quiser se juntar para desfrutar de um bom tempo na cidade de clima frio. Finalizando o festival com uma apresentação da Bauerband no Palácio de Cristal, o evento promete uma próxima edição animada trazendo mais cultura, bebida e alegria.
Por: Junno Sena



0 comentário em “Bauerfest 2015: a segunda maior festa alemã do Brasil”