Comportamento Comunicação Geral Participe da notícia Sociedade

CAMPANHA DE DIA DOS NAMORADOS DA BOTICÁRIO: A POLÊMICA CONTINUA

A propaganda despertou inúmeras ofensas de teor homofóbico nas redes sociais, pelo fato de defender a diversidade. 

Antecipando a comemoração dos dias dos namorados, no ultimo dia 24 de maio,  a marca Boticário, disponibilizou nos canais de Tv aberta e  no Youtube ,sua campanha de Dia dos Namorados o boticario, que mostra diferentes tipos de casais heterossexuais e homossexuais, presenteando a seus amados com o perfume “Egeo 7 tentações”, ao som da melodia de “Toda forma de amor”, do cantor e compositor Lulu Santos. O comercial foi alvo de muitos protestos e ameaças nas redes sociais, além das diversas denuncias feitas ao CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), pelos expectadores que alegam, ferir a moral e os bons costumes da família brasileira.

No ultimo dia 2 de junho o CONAR, informou ter aberto um processo para julgar a campanha, após ter recebido mais de 20 reclamações de consumidores, fora as queixas feitas através do Twitter e do site Reclame aqui. Que alegam que a peça é desrespeitosa com a sociedade e com a família, em nota nas redes sociais, o Boticário afirma ainda não ter recebido, até o presente momento qualquer tipo de notificação do CONAR, referente ao assunto. Já o órgão diz  ainda não ter data marca para audiência.

(Foto: Reprodução/ YouTube)
Foto: Reprodução/ YouTube (O Boticário)

A página da marca de cosméticos no Facebook foi palco de inúmeras manifestações a favor e contra. Enquanto uns elogiavam a campanha, outros faziam diversas ofensas, algumas até de teor homofóbico, além das ameaças de boicote a Boticário. Um dos casos que teve grande repercussão na mídia e nas redes sociais, foi a declaração feita em vídeo pelo Pastor Silas Malafaia, líder do ministério Vitória em Cristo, onde ele pedia a seus seguidores evangélicos, que se recusem a utilizar qualquer produto da linha.

A Aluna Juliana Duarte, que cursa o 7°período de  Serviço Social  na Uva, diz concordar com a colocação religiosa feita pelo Pastor Silas, pois acredita que nem tudo deve ser exposto na televisão de maneira explicita. “Creio que foi uma agressão muito forte. Não tinha necessidade disso. Ela (a peça) quis ser diferente e acabou usando a diferença como algo que gerou certa contradição. Não é pelo fato de ser evangélico (o pastor). Muitos não são e não aceitam a questão do homossexualismo porque não veem como modelo familiar”, completa.

Através das redes sociais a empresa de cosméticos, se mostrou transparente em relação a sua principal proposta com a campanha “Casais”, que era mostrar seu apoio e sensibilidade as diferentes formas de amor, sem estabelecer qualquer tipo de preconceito de acordo com a raça, idade, gênero ou orientação sexual. Apesar de  toda a repercussão gerada a partir do comercial, a maior parte do publico diz ser a favor, como é o caso da estudante de turismo, Rithiele Afonso, que diz que a campanha não apresenta nada demais e são as pessoas que acabam fantasiando algo que nem se quer existiu. “Mesmo que  a propaganda tivesse mostrado ,qualquer tipo de afeto mais intimo, como um beijo gay, não seria nenhuma anormalidade. Eles, como quaisquer outras pessoas, tem todo o direito de mostrar o amor que sentem  um pelo outro. Estamos em pleno século XXI, não há nada de errado nisso “, conta.

O Boticário não seria a primeira marca, a aposta na diversidade como carro chefe de sua campanha, outras marcas como Sonho de Valsa, Gol, Renault e Microsoft,  apostaram no mesmo tema só que forma mais explicita e não tiveram tamanha repercussão que a campanha “Casais” . Um ótimo exemplo seria o comercial de 1 minuto do Sonho de Valsa que foi lançado, em abril desse ano, com o titulo “Pense Menos, Ame Mais”, No comercial amostra casais de idosos, casais de pessoas negras e brancas, uma gestante com seu marido, um deficiente na cadeira de rodas com uma mulher sentada em seu colo e casais homossexuais, detalhe todos dando beijos apaixonados, enquanto narrador descreve quais seriam seus pensamentos. Em observação o CONAR, diz não ter recebido qualquer tipo de reclamação sobre a campanha.

Por: Elias Paiva, Thamiris Vieira e Cassiane  Lima

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

1 comentário em “CAMPANHA DE DIA DOS NAMORADOS DA BOTICÁRIO: A POLÊMICA CONTINUA

  1. Pingback: Discriminação  é Tema de Debates no Campus da Tijuca | AgênciaUVA

Deixe um comentário