“As Inovações na transmissão jornalistica da Copa”.
Fim de jogo, em clima de final de campeonato, se iniciou os últimos momentos da SECOM 2015 na UVA. Abrindo o evento, a Banda Dona Penha de Jacarepaguá, que deu um show de talento, animando a todos do auditório. Em seguida a palestra sobre “As inovações na transmissão jornalistica da copa”, contou com a ilustre presença de Carolina Castro ( O Globo), Bruno Voloch (R7), Jorge Nathãn (Globo Esporte.com) e Thiago Dias ( Globoesporte.com), mediando a mesa o professor de jornalismo Marcio Ferreira.

Dando início a palestra, o mediador Marcio abriu a mesa, questionando os palestrantes sobre a influência das novas tecnologias no jornalismo. Bruno Voloch explicou que a tecnologia é de extrema importância para a comunicação como um todo, mas deve ser administrada com cautela. “Precisamos saber utilizar todas essas inovações tecnológicas, sem exageros, para não nos tornamos robôs da modernidade”, explicou o jornalista. Os palestrantes também destacaram o cuidado que devemos ter com as redes sociais, tanto no âmbito social quanto no profissional, pois qualquer tipo de descuido, afeta diretamente a credibilidade do jornalista e do veículo que representa.
Voltando ao tema principal da palestra, os jornalistas Thiago, Jorge Nathãn e Carolina, ambos da editoria de esporte, contam como funciona toda cobertura de um grande evento esportivo como a Copa do mundo e as Olimpíadas. Explicaram também que nesse tipo de reportagem trabalharam com o imediatismo, tudo que acontecia era transmitido em tempo real, por isso tiveram que utilizar as redes sociais como Twitter , WhatsApp e outros, a seu favor. “Hoje temos que adaptar nosso conteúdo ao mundo digital, mas mantendo o jeito e o faro de jornalista. Em qualquer veículo a apuração é essencial”. – comentou Thiago Dias. A jornalista Carolina encerrou o debate confessando temer que ocorra nas Olimpíadas o mesmo que aconteceu na Copa, em relação a infraestrutura, organização e principalmente tecnologia. 
Fechando a 11ª edição da SECOM, a Coordenadora de Publicidade e Propaganda, Miriam Aguiar, agradeceu aos alunos pelo belíssimo evento. Em seguida a professora organizadora Ana Cristina, chamou ao palco todos os alunos que organizaram esse grandioso espetáculo evento, os parabenizou pelo grande esforço, dedicação e o trabalho em equipe. “Quando entramos no jogo é pra ganhar” afirma a professoram. Deixando o melhor para o final, o tão esperado sorteio da Rifa do Iphone 6. A ganhadora do concorridíssimo IPhone 6 já recebeu seu prêmio em casa.

Por: Cassiane Priscila e Jéssica Vellasco
Pessoal a menos que eu não tenha entendido, mas encerrar e terminar, finalizar um evento, mas vindo de uma empresa jornalística não tenho dúvida que que passaram cera na língua portuguesa com a palavra “encerar”,
Já foi corrigido. Obrigado.