Comportamento feminino é a bola da vez
Bola em jogo e dessa vez são elas que fazem o gol de placa, dando início às 9h, ao segundo dia da SECOM, com a palestra “Mulheres no Jornalismo Esportivo – O FIM DO TABU”, em clima de bastante empolgação. O evento contou com a participação de Martha Esteves (O Dia), Aline Bordalo (O Dia), Renata Cordeiro (Fox Sports) e Carla Matera (Rádio Tupi), e como mediadora, a professora de jornalismo da UVA, Daniela Oliveira.

A mesa foi aberta com uma breve apresentação das palestrantes, logo depois Martha falou “sobre como a experiência é satisfatória, mas também igualmente difícil, pois ainda há muito machismo no jornalismo esportivo”. Renata complementou a ideia, ao afirmar que a postura da mulher é primordial para que consiga conquistar seu espaço. Esse fato pode ser observado ainda nos dias atuais, quando não é confiado à mulher, cargos mais altos nas redações de esporte. Martha e Carla concordam que a mulher deveria assumir um comportamento menos feminino para melhor se encaixar no âmbito e, assim, ganhar o respeito dos profissionais com quem convivem. Já Aline não abre mão de sua feminilidade quando está em campo, mas sem deixar sua boa conduta de lado.
Apesar desses fatos, a sensibilidade feminina é primordial. Saber enxergar por outro ponto de vista é algo positivo para uma abordagem melhor nas entrevistas. “A mulher tem um outro olhar, jeito, sensibilidade, percepção e carisma”, observa Martha. Usar os contatos certos é a peça-chave para conseguir as informações necessárias. “Fazer amizade com seguranças, roupeiros e massagistas é fundamental”, instruiu Renata.

Ao abrirem as perguntas para o auditório, o momento mais marcante foi quando questionadas sobre seus ídolos no esporte. Com exceção de Aline, que tinha Seedorf como seu maior ídolo, Zico foi o nome que permeou, quase em um consenso. “Até eu, que sou tricolor, sou fã dele”, declarou Carla. Já para Renata, o futebol foi o responsável por permitir que ela estivesse perto de seus ídolos, o maior deles, Zico. Com esse ambiente extrovertido e muito bem-humorado, foi encerrada mais uma palestra da SECOM.
Por: Cassiane Lima e Marta Furtado
0 comentário em “MULHERES DÃO UM SHOW DE BOLA EM PALESTRA”