E no segundo dia evento, a SECOM 2015 recebeu o redator publicitário, Pedro Carvalho para a oficina de “Redação Publicitária”. A pouco mais de 5 anos no mercado o redator que já passou pelas agências Giovani+Draft Fcb (Atual FcbBrasil), am.pm. e Kaus Mídia, atualmente responsável pela área de assessoria de imprensa da Agência Estufa, trouxe para os alunos um pouco da sua experiência e paixão pela publicidade. “Você tem que ter essa paixão pelo o que você quer. E essa paixão pela profissão que me fez entrar na Giovani. Tinha gente que tinha pena de mim, mas eu estava muito feliz por estar ali, porque era o que eu realmente queria fazer.” Disse o redator.

Durante a oficina, Pedro apresentou seu portfólio e falou que o publicitário precisa estar sempre pronto para cumprir prazos, virar noites na agência, receber um não e partir para um novo início, sem se apegar á ideia anterior. Com o objetivo de mostrar aos futuros publicitários a verdadeira realidade do mercado de trabalho, focando que na área de publicidade você precisa trabalhar com referencias e ser sempre muito decidido sobre qual setor optar dentro de uma redação publicitária. “O mercado quer pessoas decididas. É o que o mercado precisa”. Completa o profissional.
No final da oficina, Pedro fez uma brincadeira com os alunos, dividindo os em trios para que criassem, em 5 minutos, 50 títulos para uma imagem. Logo depois, pediu para que os trios se apresentassem. Na apresentação fez uma seleção de 5 títulos dentre os 50 e mais uma vez pediu para que os grupos desenvolvessem uma ideia a partir deles. O profissional fez críticas, deu ideias e explicou que eles são apenas estudantes, porém a ideia era muito boa, nada que um pouco mais de prática e incentivo não ajudasse numa ótima formação dos futuros publicitários.

André Mourão, do jornal O Dia, conduziu a oficina de Fotojornalismo Esportivo no 2º dia da SECOM. Com passagens pelo Jornal O Povo e Agência AGIF, o convidado falou de suas experiências profissionais, mostrou fotos de seus trabalhos nas últimas Copa e Olimpíadas e deu dicas técnicas de como utilizar uma câmera fotográfica. “Você tem que sentir a necessidade de usar o equipamento, e não usar só porque alguém disse que é legal”, disse o fotógrafo.
Durante o oficina, André Mourão respondeu perguntas dos alunos sobre o mercado profissional, mostrando as diferenças entre o mercado atual e o da época em que começou a trabalhar com fotografia. Também explicou como capta imagens em movimentos durante os eventos esportivos, sua especialidade, além de contar um pouco sobre o começo de sua história profissional.
Outra ação que chamou atenção dos alunos, aconteceu quando André abriu sua mala e tirou uma Lente super teleobjetiva, que ele usa para fotografar, principalmente, partidas de futebol. Para fechar a oficina, o fotografo tirou uma Selfie com a turma para registrar o momento.
Agostinho Segundo, Fotopublicitario e –atualmente – estudante de Publicidade e Propaganda da UVA, ministrou a oficina de Fotografia Publicitária. Durante duas horas, o oficineiro deu dicas de iluminação, foco, posicionamento de modelos e angulações adequadas para cada tipo de fotografia.

Na parte final da palestra, Agostinho convidou os alunos para que assumissem seu lugar de fotografar a modelo. A interatividade logo despertou o interesse dos estudantes, que prontamente se voluntariaram para a atividade.
Por: Thamires Vieir, Brigida Brito, Erick Douglas, Jéssica Motta, Tadeu Thurler e Iago Moreira
0 comentário em “Interatividade foi o tema do segundo dia de oficinas da SECOM 2015 ”