Visita guiada ao Palácio da Fazenda

Visita guiada ao Palácio da Fazenda
Museu do Ministério da Fazenda promove visitação ao prédio histórico da Avenida Presidente Antônio Carlos no centro do Rio de Janeiro.

Você sabia que o pórtico principal do prédio do Ministério da Fazenda é construído em mármore brasileiro e obedece ao estilo dórico primitivo? Sabia que suas colunas têm 9,5 metros de altura e que os vasos de granito que adornam as laterais pesam cada um cerca de dez toneladas? Tudo isso é uma amostra da grandiosidade desse projeto, cuja história poucas pessoas conhecem. Estas informações e muito mais estão à disposição durante a visita ao prédio do Ministério da Fazenda.

Foto de SIDNEY OTTONI TRINDADE

Foto de Sydney Antônio

A correria do dia-a-dia, seja para quem trabalha no prédio ou para quem o visita em busca de solução para pendências, não permite lançar olhares atentos e curiosos para a preciosidade e imponência existente. Com um estilo eclético e características neoclássicas, o prédio do Ministério da Fazenda é onde a arte e a história se encontram, e para proporcionar esse mergulho no universo desconhecido do Palácio da Fazenda são realizados passeios guiados por dentro de suas instalações.
“ Não sabia que o prédio onde trabalho possuía tanta história. Descobri ao acaso quando soube da visitação.” Revela Andressa Martins, recepcionista.
E ela não é a única que se surpreendeu com a visita, Ricardo da Costa e Silva, professor de Arte se encantou em mostrar tudo que o prédio da Receita oferece aos seus alunos.
“ Aqui ensino meus alunos como era a arte brasileira feita com granitos, madeiras e outros materiais que eram muito utilizáveis há mais de 50 anos e que hoje em dia não recebem a devida seja como arte ou como decoração de interiores” ressalta o professor.

Foto de Sydney Antônio

Foto de Sydney Antônio

A visitação ao prédio representa uma viagem no tempo, em que são contadas as mais belas histórias que fizeram parte dos 70 anos de existência desta notável expressão do nosso patrimônio público, que se reveste de grande complexidade de detalhes. A busca é por despertar um novo olhar para a arquitetura que nos cerca.
Além de outros grupos amantes da arte e da cultura, frequentemente são visitados por escolas públicas e bacharéis de Turismo e História da Arte. Vera Lúcia, Deise da Silva e Letícia Piedade são as guias responsáveis por organizar para grupos a visitação ao edifício e ao Museu do Ministério da Fazenda.
Interessado nos mistérios do Palácio? Quer saber mais sobre a visita guiada? Então mande um e-mail para museu.rj.samf@fazenda.gov.br

Soraya Ribeiro – Jornalismo Digital – 6º período

Foto de Sydney Antônio

Foto de Sydney Antônio

Um comentário sobre “Visita guiada ao Palácio da Fazenda

  1. Prezados boa tarde.
    Sou o autor das imagens sobre o Palácio da Fazenda exibidas nesta página e percebi que o meu nome, citado como crédito das imagens, está incorreto. Por obséquio venho solicitar que seja corrigido.
    Nome completo: SIDNEY OTTONI TRINDADE.
    Desde já agradecido, me despeço. Muito obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s