Saúde Sociedade

Feira orgânica atrai moradores da Tijuca

O plantio ecológico tem atraído e conscientizado moradores da região

O consumo de produtos ecologicamente corretos têm chamado a atenção do carioca. Seja pela melhoria na qualidade de vida ou pelo maneira com que são cultivados (sem agrotóxicos), os alimentos orgânicos ganharam espaço na cozinha da população. Com essa demanda, surgiu o projeto de feiras, produzido pela Associação Brasileira de Agricultores Orgânicos (Abio). A iniciativa é fruto da parceria entre produtores e Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário (SEDES) da Prefeitura do Rio de Janeiro. O projeto conta com 110 produtores e 37 barracas em diversos pontos, inclusive na Praça Afonso Pena, Tijuca.

O projeto surgiu em 2010,  nos bairros da Glória e em Ipanema, e hoje o funciona apenas  em locais onde os moradores permitem sua atividade. A feira é sustentável, começa a ser montada 6h da manhã e todos os produtos vendidos são de origem orgânica. Para Fiora Serafini, coordenador da Feira, a consciência das pessoas e a força da mídia têm favorecido esse desenvolvimento sustentável. “Esse projeto vem com a garantia de ser vendido mais barato para os moradores”, declara.

Vantagem para Danielle e Rosane Bittencourt, 35 e 65 anos. Mãe e filha consideram uma ótima iniciativa. “Moro na praça Sans Pena, mas venho para essa feira na praça Afonso Pena porque são coisas naturais, orgânicas, baratas, de boa qualidade e bonitas, que nós podemos escolher na hora da compra. Conhecemos há um mês através de um flyer e desde então compramos toda semana”. O hábito influenciou a netinha de Rosane, que com 1 ano e 2 meses já está influenciada pela maneira ‘orgânica’ de viver. “Ela  gosta de alimentos orgânicos. O gosto parece que é melhor e a minha neta adora”, declara a avó que economiza nas compras na feira.

Com a inflação, o preço de diversos alimentos assustaram os consumidores. Um dos motivos pelo qual Andreia de Almeida, 27 anos, alega para não comprar produtos orgânicos. “Acho um absurdo. O produto que leva o selo de ‘orgânico’  é mais caro no supermercado, em lojas especializadas. Perco até o interesse em comprar”, desabafa.

Para Carlos da Silva, de 20 anos, a questão do preço é indiferente quando se fala de saúde. “Pago o que for necessário para ter uma vida com saúde. De que adianta, a pessoa economizar agora para gastar com remédios depois?”, questiona o rapaz que busca qualidade nos seus hábitos alimentares.

Mudanças que devem começar no dia-a-dia, de acordo com a nutricionista Lana Delfinos. A profissional garante que , para uma vida saudável, é importante escolher bem os alimentos, equilibrar as porções e praticar exercícios físicos regularmente. Porém, afirma que os cuidados devem ser maiores nesse verão. “Como o clima no verão é muito quente, a atenção deve ser redobrada. Escolher alimentos que não sejam muito gordurosos, se proteger do sol ao praticar  exercícios físicos e beber muito líquido são importantes para manter o organismo em dia nesta época”, garante a nutricionista.

Além da feira, há uma Academia da Terceira Idade na praça. Uma oportunidade perfeita de unir  alimentação e práticas saudáveis. As feiras acontecem todas as quintas, das 7h30 às 13h na praça Afonso Pena. Quer saber mais sobre o projeto, acesse http://www.abio.org.br/feiras-organicas.html.

Juliana Meireles – Jornalismo Digital – 6º período

0 comentário em “Feira orgânica atrai moradores da Tijuca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s