Cultura Entretenimento Esporte Geral Sociedade

Cursos profissionalizantes gratuitos na Zona Norte carioca

Recanto do Trovador aumenta as opções de lazer e ensino para moradores da Grande Tijuca

imagem 1

Um grande parque arborizado, com playground, academia da terceira idade e uma vila olímpica que oferece diversas atividades gratuitas. Falando assim, parece um daqueles projetos que nunca saem do papel. Mas não, esse local já existe e fica em Vila Isabel. O Recanto do Trovador é resultado de uma reforma que resgata boas lembranças e gera esperanças de um futuro melhor para a população.

Antes, o que hoje se conhece como Recanto do Trovador, foi o primeiro zoológico brasileiro, fundado em 16 de janeiro de 1888, e trazia uma mistura de fauna e flora. O antigo zôo foi fechado na década de 1940 por dificuldades financeiras e o local ficou abandonado, a mercê da violência e do tráfico de drogas presentes na região, principalmente, no Morro dos Macacos.

Após a pacificação da comunidade, em 2011, a área de 35,5 mil metros quadrados foi totalmente revitalizada. Hoje traz benefícios para pessoas de todas as idades. Nas academias, por exemplo, os frequentadores contam com a ajuda de um personal trainer. Mas as atividades também podem incluir a participação em cursos.

imagem 3

Um deles é o de digitação. A fonoaudióloga aposentada Eliane de Menezes, 65 anos, é moradora do bairro e uma das alunas da oficina. Ela conta que costumava levar os filhos para passear no local quando eles eram crianças e, com o tempo, deixou de ir ao lugar devido à situação de descaso em que ele se encontrava. Agora, após a reformulação, ela caminha em meio à natureza e alegra-se por ver que a beleza do passado foi recuperada.

“É muito bom ver o parque tão lindo e cheio de coisas boas. Lembro-me de quando trazia meu filho pequeno para brincar aqui”, comemora.

Além de atividades profissionalizantes, 26 modalidades esportivas estão disponíveis gratuitamente na Vila Olímpica Artur da Távola, que fica dentro do parque. Lá, é possível fazer inscrições para praticar esportes como futebol, natação, vôlei e judô, que são oferecidos em diversos dias da semana.

Todas essas opções de aproveitamento contribuíram para que o Recanto do Trovador conquistasse os corações de grande parte dos cariocas. A estudante Renata Brandão, 35 anos, conta que adorou a reforma e engrandece a importância de projetos como esse. “A região de Vila Isabel precisava de um lugar assim, onde as famílias pudessem ir em um dia de sol para se distrair”, opina.

imagem 2

Os pontos positivos trazidos por essa grande reforma não se resumem às atividades. A opinião compartilhada por grande parte dos moradores da região é que um espaço que antes era mal utilizado e servia até para algumas pessoas praticarem atividades ilícitas, agora contribui para a formação de diversas pessoas e disponibiliza serviços que muitos não poderiam pagar. Mais do que uma novidade, é um estímulo.

Serviço:
Parque: Rua Visconde de Santa Isabel, s/nº – Vila Isabel, RJ
Vila Olímpica Artur da Távola:
Tel. – (21) 3294-8511

Jessica Alexandrino – Jornalismo Digital – 6º período

0 comentário em “Cursos profissionalizantes gratuitos na Zona Norte carioca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s