Beco dos Garranchos Participe da notícia

Relatório da Semana da Comunicação

Como forma de oferecer a possibilidade de um ponto extra, ofereci a todas as minhas turmas a chance de produzir um relatório sobre a Semana da Comunicação, realizada em maio passado. Sem dúvida, o trabalho a seguir foi um dos mais originais – confiram! (Prof. Sandra Machado)

 

Camilla Monteiro

Se for falar em geral de como foi a Semana da Comunicação, eu já fiz no primeiro relatório que entreguei, então não tenho muito o que falar. Algumas palestras foram interessantes, outras nem tanto. Foram dias incomuns mas que alguns agradecem por terem se afastado um pouco da sala de aula. Lembro-me de uma que foi na quarta-feira, (dia de sua aula) sobre propaganda comparativa, que na verdade não me acrescentou em nada. Apenas para eu não comparar muito produtos concorrentes, senão a curiosidade cresce para provarmos o oposto àquela marca.

Então, se me permite, quero falar das reais semanas de comunicação que verdadeiramente me estimulam e me enobrecem, em todos os finais de semana. São os dias com meus amigos. Eu rezo para chegar sexta-feira e, assim, interagir com eles. Graduados e pós-graduados em História, Letras, Administração, Música, Psicologia etc. Outros nem tanto, trabalham no Detran, e tem uma que é “laranja” na Secretaria de Educação.

Olhando suas atitudes retardadas e seu jeito simples de vestir, não se dá nada por eles, mas são as pessoas mais interessantes que conheci. Nossos assuntos vão de política a desenho animado, economia, a piadas de humor negro, rock a Balão Mágico. É com eles que formo minhas opiniões, fortaleço minhas ideias e conquisto boas cantadas. Meus “palestrantes” são a ponte mais forte para as melhores histórias a serem contadas aos meus filhos, algumas nem tanto, mas serão as palavras que influenciarão num discurso futuro.

Com eles aprendi a jogar sinuca, como a bolsa de valores realmente funciona, e como a indústria farmacêutica é podre. Que o Enéias, apesar de meio louco, era muito inteligente; que Che era argentino e não cubano e como os políticos são hipócritas e a internet também, em não  revelar o real final da Caverna do Dragão. E como o mundo é capitalista, que o Slesh é o melhor guitarrista, Led Zeppelin é sem comparação e fotos são realmente importantes, pois nelas se encontra um sorriso único, com uma história única. Um momento a ser imortalizado.

Aprendi que absinto faz mal e insultar um policial também, a não ser que você tenha um pai como o do Yuri.

Que nós somos lindos independentemente do que outras pessoas dizem.

Essas, sim, são as melhores semanas da comunicação que habitualmente tenho. Pode parecer fútil, sem graça, mas esses são os palestrantes da minha vida e que realmente me acrescentam muito, muito no meu cotidiano, e de uma forma no meu futuro.

 

P.S.: Comentário desta professora que vos fala: “É uma honra ler seus textos!”.

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Relatório da Semana da Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s