Sociedade

Universidade Veiga de Almeida aposta na conscientização ambiental

dsc00238

O presente acontece e o futuro acontecerá devido à tecnologia que cresce em um ritmo bastante acelerado. Mas a dúvida que fica é se ela realmente só traz benefícios para toda sociedade. Assuntos sobre educação ambiental estão cada vez mais em evidência por conta do desgaste e catástrofes que o ambiente vem sofrendo devido a busca por modernidade, como o aquecimento global e a tsunami.

Preocupada com o amanhã e o meio ambiente, parte da sociedade busca dar sua contribuição para a preservação da natureza, inclusive o poder legislativo, que fez com que a educação ambiental se tornasse lei em 27 de Abril de 1999. A Lei de N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.

Engajada também em conscientizar seus alunos, a Universidade Veiga de Almeida da Tijuca, tem em suas instalações biciletários para mostrar que é dever de cada um respeitar o ambiente:

– Entrei na faculdade este ano e fiquei muito feliz com a responsabilidade socioambiental que há aqui na faculdade. Sou esportista desde criança: pedalo, caminho e nado diariamente. Com esses bicletários, não deixarei de andar de bicicleta nem para vir estudar. Além disso, não pego trânsito e colaboro com o meio ambiente – disse a estudante de Nutrição, Ana Paula Cachoeira.

Essa mesma linha de pensamento é seguida pelo aluno de Engenharia Ambiental, Gabriel Nunes do 5º Período, que ressalta a importância de cuidar do planeta: ”Há uma degradação incrível: Desmatamento, poluição em massa, contaminação da nossa fonte principal de vida: a água. A UVA está de parabéns com esses bicicletários que incentivam alunos e funcionários a terem uma consciência coletiva ambiental. Cada um deve fazer sua parte para ajudar na preservação ambiental”, afirma o estudante.

Veja abaixo um vídeo sobre EDUCAÇAO AMBIENTAL

 

E abaixo um vídeo com uma música interessante da Vanessa da Mata chamada: Absurdo no qual aborda este tema, Educação Ambietal:

 

 
Diogo Moraes, Tayná Jordão e Rafaela Duarte – 7º período – Oficina de Jornalismo

 

 

 

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Universidade Veiga de Almeida aposta na conscientização ambiental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s