O presente acontece e o futuro acontecerá devido à tecnologia que cresce em um ritmo bastante acelerado. Mas a dúvida que fica é se ela realmente só traz benefícios para toda sociedade. Assuntos sobre educação ambiental estão cada vez mais em evidência por conta do desgaste e catástrofes que o ambiente vem sofrendo devido a busca por modernidade, como o aquecimento global e a tsunami.
Preocupada com o amanhã e o meio ambiente, parte da sociedade busca dar sua contribuição para a preservação da natureza, inclusive o poder legislativo, que fez com que a educação ambiental se tornasse lei em 27 de Abril de 1999. A Lei de N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.
Engajada também em conscientizar seus alunos, a Universidade Veiga de Almeida da Tijuca, tem em suas instalações biciletários para mostrar que é dever de cada um respeitar o ambiente:
– Entrei na faculdade este ano e fiquei muito feliz com a responsabilidade socioambiental que há aqui na faculdade. Sou esportista desde criança: pedalo, caminho e nado diariamente. Com esses bicletários, não deixarei de andar de bicicleta nem para vir estudar. Além disso, não pego trânsito e colaboro com o meio ambiente – disse a estudante de Nutrição, Ana Paula Cachoeira.
Essa mesma linha de pensamento é seguida pelo aluno de Engenharia Ambiental, Gabriel Nunes do 5º Período, que ressalta a importância de cuidar do planeta: ”Há uma degradação incrível: Desmatamento, poluição em massa, contaminação da nossa fonte principal de vida: a água. A UVA está de parabéns com esses bicicletários que incentivam alunos e funcionários a terem uma consciência coletiva ambiental. Cada um deve fazer sua parte para ajudar na preservação ambiental”, afirma o estudante.
Veja abaixo um vídeo sobre EDUCAÇAO AMBIENTAL
E abaixo um vídeo com uma música interessante da Vanessa da Mata chamada: Absurdo no qual aborda este tema, Educação Ambietal:
Diogo Moraes, Tayná Jordão e Rafaela Duarte – 7º período – Oficina de Jornalismo
0 comentário em “Universidade Veiga de Almeida aposta na conscientização ambiental”