/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:”Times New Roman”;
mso-ansi-language:#0400;
mso-fareast-language:#0400;
mso-bidi-language:#0400;}
Andar nas calçadas do bairro da Tijuca está se tornando, a cada dia, uma tarefa mais difícil, tanto para os moradores quanto para as pessoas que estão somente de passagem pelas ruas. Esse problema é causado, na maioria das vezes, por parte dos donos dos bares da localidade que, insistentemente, continuam utilizando parte das calçadas com suas mesas e cadeiras, impedindo a passagem dos pedestres.
A aposentada Maria Quitéria, 77 anos, afirma que andar nas calçadas, principalmente nos fins de semana, é uma tarefa impossível e difícil de ser feita. Ela acha um abuso ter que se arriscar no meio da rua, afinal já não tem mais a habilidade de um jovem.
Embora a fiscalização dessa imprudência seja feita regularmente por agentes da prefeitura, os donos dos bares continuam sem respeitar as demarcações e acabam por invadir um território público que não deve ser escravo do comércio irregular.
O dono de um bar na localidade, Juarez de Souza, 37 anos, admite que descumpre a lei, mas necessita desse público extra para sobreviver. “Sei que estou errado e que na maioria das vezes acabo atrapalhando o trânsito dos pedestres, mas tenho que trabalhar e preciso desses clientes para pagar as minhas contas no final do mês”.
Em contrapartida, o engenheiro Flávio Barros, 54 anos, portador de necessidade especial, encontra muitas dificuldades para caminhar por essas calçadas. Ele diz que é um absurdo não somente o limite excedido pelos bares, como tambéma poluição ambiental, provocada pelo barulho, restos de comida e bebidas deixadas pelo chão. O engenheiro ainda questiona: “Onde está o Poder Público nessas horas, para garantir meu direito de andar pelas calçadas livres e bem cuidadas?”.
Carolina Marques – 6° período – Oficina de Jornalismo

0 comentário em “Bares ocupam calçadas e dificultam passagem”