Na manha desta última terça-feira (17), foram anunciados os indicados à 25ª cerimônia do Grammy Latino. 58 categorias dos mais variados estilos de música dos países latino-americanos foram apresentadas. Alguns brasileiros se destacaram como únicos do Brasil e artistas de língua portuguesa presentes em Gravação do Ano, Álbum do Ano e Melhor Artista Revelação.
Uma delas é a popstar Anitta, que foi indicada pela canção “Mil Veces” em Gravação do Ano. Anitta concorre com nomes como Jorge Drexler, Bad Bunny, Karol G e Mon Laferte. Apenas em uma outra categoria em que Anitta conseguiu se classificar, para Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa, por sua colaboração com Pedro Sampaio e Dennis em “Joga pra lua”. A cantora celebrou suas indicações em suas redes sociais.


Outra indicação das categorias principais foi a de Xande de Pilares, indicado a Álbum do Ano. O sambista realizou em 2023 o disco “Xande Canta Caetano”, em que canta versões do repertório de Caetano Veloso. Xande está classificado junto de Karol G, Shakira e Mon Laferte e, assim como Anitta, é o único brasileiro indicado nesta categoria. O artista celebra isso em seu Instagram, e agradece a Caetano Veloso, seu ídolo, e a Pretinho da Serrinha, produtor do disco indicado.
Em Melhor Novo Artista, foram nomeados duas revelações brasileiras. Cacá Magalhães é uma artista baiana de apenas 18 anos que concorre ao gramofone dourado. A jovem música é uma aposta da geração Z da Sony Brasil. Além de Cacá, tem Os Garotin, trio de funk e r&b carioca, que lançou seu primeiro álbum, “Os Garotin de São Gonçalo” em 2024, e foi abraçado pela crítica.
Ambos lançaram seus primeiros álbuns de estúdio em 2023 e 2024, mas apenas Os Garotin faturaram mais uma indicação nas categorias próprias para música em Língua Portuguesa. O trio concorre em Melhor Álbum Pop em Português e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação.
Entre outros nomes da música brasileira indicados ao gramafone, estão Alcione, Jão, Luísa Sonza, Alok, Tiago Iorc, Iza, Melly, Ana Frango Elétrico, MC Cabelinho e mais. A cerimônia de premiação do 25º Grammy Latino acontecerá em 14 de novembro, em Miami nos Estados Unidos, na Kaseya Center.
Foto de capa: Jack Peros/Divulgação
Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner
LEIA TAMBÉM: “Funk Generation”, novo disco de Anitta, explora funk brasileiro com letras em inglês e espanhol
LEIA TAMBÉM: Grammy anuncia indicados para a edição de 2023

Pingback: “A Menina e o Dragão” é destaque para o público infanto-juvenil nos cinemas | Agência UVA