No dia 11 de setembro, acontece em Nova York o Video Music Awards (VMA) da MTV. O evento tem como objetivo premiar as músicas, clipes e artistas que mais se destacaram durante o ano, sendo também uma premiação de votação popular.
Porém, todo ano um artista é escolhido pela curadoria do próprio evento para receber o prêmio honorário Michael Jackson Video Vanguard Award, também conhecido como Video Vanguard Award ou Lifetime Achievement Award. Essa honraria reconhece a videografia de um artista como algo impactante culturalmente e socialmente. A escolhida desse ano para receber o Video Vanguard foi a cantora Katy Perry.

Com mais de 15 anos de carreira e incontáveis hits, Katy Perry é uma das artistas que o público mais desejava que recebesse esse prêmio, tendo sua videografia como uma das mais marcantes do mundo pop.
Sendo uma carreira marcada por momentos vibrantes e looks icônicos, a Agência UVA destaca seus momentos de moda mais memoráveis, sendo de clipes, performances e até de red carpets.
O figurino do clipe de “California Gurls”, em 2010

Para o clipe de uma de suas músicas mais populares, “California Gurls”, Katy usou roupas fantasiosas que se conectam com a proposta do clipe. Nessa época, a artista usava muitas roupas coloridas e com muita presença de elementos que lembram comidas doces e te transportam para a “Candyfornia”.
O figurino do clipe de “Last Friday Night (T.G.I.F)”, em 2011

A era do álbum “Teenage Dream” é até hoje considerada, por muitos, como uma das melhores e mais bem trabalhadas eras do pop. Para o clipe da música “Last Friday Night (T.G.I.F)”, a cantora usou roupas inspiradas nos anos 80, enquanto dá uma festa em sua casa escondida de seus pais. Mais uma vez, Perry escolhe usar e abusar das cores e fantasias em seus clipes.
O figurino do clipe de “Roar”, em 2013

Com uma coroa de flores feita exclusivamente para ela pela marca Cult Gaia, o clipe de “Roar” é o único por uma artista feminina a ter mais de 4 bilhões de visualizações no YouTube. A roupa do vídeo é uma das mais reproduzidas por seus fãs ao irem em seus shows e eventos.
O figurino do clipe de “Dark House”, em 2014

Com um vídeo todo inspirado nas características do antigo Egito, Katy Perry vira uma personagem inspirada em Cleópatra que usa roupas mais modernas. O clipe sofreu diversas críticas de apropriação cultural por parte do público e da mídia, mas isso não atrapalhou o sucesso que a música faz até hoje.
O figurino de “Firework” na “Prismatic World Tour”, em 2014

O vestido feito pelo designer Todd Thomas, tem estampa de fogos de artifício, que é sobre o que a música fala. A cantora usava para finalizar os shows de sua turnê em meio a um espetáculo visual.
O figurino do Halftime Show do Super Bowl, em 2015

Feito pelo designer Jeremy Scott para a Moschino, Katy sempre foi uma grande fã dessa marca. Sua apresentação no histórico show de intervalo do Super Bowl XLIX foi uma das mais assistidas da história do evento.
A roupa do after-party do Met Gala 2019
Perry marcou o Met Gala 2019 ao aparecer com um vestido de hambúrguer para a after-party do evento. Feito por Jeremy Scott para a Moschino, a cantora disse para o designer que essa foi a melhor roupa que ela já usou em sua vida toda.
Ainda no mesmo ano, Katy apareceu no clipe da música “You Need to Calm Down” de Taylor Swift usando a mesma roupa, enquanto Swift usava uma roupa de batata frita. O clipe marcou a reconciliação das duas, que antigamente tiverem diversos desentendimentos.
O vestido revelando a letra de sua nova música “Woman’s World”, em 2024
Em Paris, ao chegar no The Ritz Hotel para um evento, enquanto diversos fãs aguardavam a cantora na entrada, Katy surpreendeu a todos ao sair do carro com um vestido Balenciaga pre-fall 2024. O que chamou a atenção foi a cauda do vestido, que revelou a letra completa de sua música que ainda não tinha sido lançada. O ato chamou a atenção de todos, mostrando como Katy Perry sempre usou a moda como complemento de seu trabalho.
Perry desembarca no Brasil para uma apresentação única no festival Rock in Rio em 20 de setembro. No mesmo dia, a cantora também lança seu sétimo álbum de estúdio “143”, que já tem disponível as músicas “Woman’s World” e “Lifetimes”, junto com os respectivos clipes.
Foto de capa: Katy Perry/Instagram
Reportagem de Cássia Verly, com edição de texto de João Agner
LEIA TAMBÉM: Rock In Rio 2024: Saiba como será o funcionamento do transporte público
LEIA TAMBÉM: The Dare é destaque da semana na música com seu disco de estreia

Pingback: VMA 2024: Taylor Swift e Anitta são destaques nas vitórias da noite | Agência UVA
Pingback: VMA 2025: confira os melhores looks da premiação | Agência UVA