Cultura Evento Música

Rio2C: Diogo Defante fala sobre a arte de conquistar risos na música e na comédia

No primeiro dia de Festivalia, Diogo Defante e Zé Raphael conversaram sobre o papel do humor na música

No primeiro dia de Festivalia, que acontece no fim de semana da Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina, o jornalista e moderador Zé Raphael conversou com Diogo Defante no painel “O Humor como Estratégia de Engajamento para Impulsionar a Música e a Arte”. No palco StoryVillage, eles abordaram como Defante utiliza o humor em suas composições musicais, mostrando que a diversão pode ser uma ferramenta poderosa para expandir o alcance da arte e da música.

Com auditório cheio, Zé Raphael e Diogo Defante falam sobre o poder do humor na arte e na música. (Foto: Rio2C/Divulgação)

Diogo Defante foi baterista da banda Let’s Go por sete anos antes de se dedicar à comédia. Ele conta que desde a época da banda já compunha algumas letras como “Padeiro” e “Jerry”, que tinha feito em 2011 quando ainda estava na bateria. Defante mostrou para os integrantes da banda, mas eles não gravaram por não afinidade com o som da banda.

“Durante a pandemia, depois que a banda acabou, eu comecei a produzir essas musicas, e fazia mais sentido agora que as pessoas me conheciam pela comédia. Quando fechei o álbum, foi realmente pensando na comédia, mas hoje em dia penso em uma ‘vibe’ de ir para temas que normalmente não ouvimos no mercado. Atualmente não quero ter essa pressão de ter que ser engraçado”, conta o compositor.

Além disso, por ter passado tantos anos apenas na bateria, o cantor e compositor fala sobre o desafio cantar por mais de uma hora e meia de show. Defante relata ter ficado sem voz em dois shows, e está investindo em preparação vocal.

Enquanto ainda estava na banda, Diogo Defante trabalhou como filmmaker para o site da Rádio Tupi. Comunicadores como Francisco Barbosa e Pedro Augusto eram referência na voz imponente usada por Defante no personagem “Repórter Doidão”. No entanto, o comediante afirma que a criação do seu quadro de maior sucesso se deu por conta de um repórter que trabalhava junto com ele.

“Ele saia falando com os outros como se fosse amigo, e a pessoa se sentia amiga de volta. Eu ficava chocado como ele virava essa chave, a pessoa podia estar com um semblante triste, ele falava algo engraçado e a pessoa ria. Daqui a pouco, essa pessoa já estava dando uma informação sobre o que estava acontecendo no local, que ela nem daria se não fosse ele”, relata Defante.

Em 2012, com o fim da sua banda, o comediante foi chamado por um amigo para montar um canal no Youtube, que acabou não dando certo, mas que o levou a em 2016 criar o seu próprio canal. No entanto, só em 2018 veio o seu primeiro vídeo viral com o meme “Beibe beibe do biruleibe leibe”. “No início tem umas esquetes trashs que eu gostava muito de fazer, mas eu comecei a tentar fazer outras coisas, como pegadinhas. O que ajudou foi que sempre tive cara de pau. Além de ter visto o Pedro Costa trabalhando e ter visto a experiência dele, eu também sempre fui cara de pau de falar com os outros na rua”, disse Defante.

O comediante falou ainda sobre a sua cirurgia no olho e sua estratégia de marketing. Os inchados eram causados por um Hemangioma capilar, um tumor benigno dentro da pálpebra, criando um inchaço no tendão que fazia seu olho “cair” gradativamente. Defante recebia constantemente mensagens sobre não operar o olho para não perder a sua essência. No entanto, após o diagnóstico, Diogo decidiu realizar a cirurgia pelo seu bem estar e criou uma estratégia de marketing para manter seu público junto com ele.

“Quando decidi que ia fazer a cirurigia, eu falei que as pessoas iam ficar muito cuirosas para ver o olho. Pensando nisso, decidi tapar o olho até o momento perfeito da revelação. Na hora eu nem tinha planejado de ser o clipe, pensava em um vídeo importante, no final acabei decidindo o clipe. Tanto que eu não precisava ficar com o tapa olho, foi puramente para divulgação do videoclipe,” conta o comediante.

Falando em marketing e publicidade, Diogo Defante aborda a dificuldade no início de sua carreira, das marcas entenderem a proposta de humor do comediante. No entanto, conta que a chave para conquistar as empresas foi mostrar o seu lado orgânico. Segundo ele, é importante “jogar junto” com a marca, entendendo a preocupação com a imagem que irá transmitir, mas sem deixar de fazer o humor do seu jeito. Pensando nisso, Defante criou a Agência Skip, voltada para trabalhar com novos influenciadores, ajudando esses criadores a ter uma relação com alguém que ajude a gerir a carreira de forma direta e afetuosa.

“Às vezes a gente passa por umas agências que te vendem comercialmente mas que não fecha parcerias com marcas que tem a ver com você. Eu quis tentar trazer para esses influenciadores aquilo que eu tive, quase como uma família. A gente não visa ter muitos criadores, e sim uma quantidade que a gente consiga olhar. Esse é o diferencial da Skip”, afirma Defante.

Devido ao sucesso tanto na música quanto no humor, Diogo foi correspondente da CazéTV na Copa do Mundo de 2022, e atualmente é contratado do estúdio Podpah, onde apresenta o seu programa “Rango Brabo”. Em 2023, voltou a investir na música e lançou seu EP “Robson”, rodando o país com a turnê. Agora, ele se prepara para retornar à CazéTV na cobertura da Eurocopa e das Olimpíadas, e em breve lançará seu primeiro álbum, composto por oito faixas inéditas.

“Vou laçar um videoclipe junto com o álbum e, em uma das músicas, o clipe está em uma ‘vibe’ meio Alice no País das Maravilhas”, finaliza o cantor com um spoiler.

Foto de capa: Rio2C/Divulgação

Reportagem de Mariana Motta, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM: Rio2C: Casimiro revoluciona transmissão esportiva com a CazéTV

LEIA TAMBÉM: Rio2C: escrita de novelas brasileiras se reinventa no streaming

1 comentário em “Rio2C: Diogo Defante fala sobre a arte de conquistar risos na música e na comédia

  1. Pingback: Feiras juninas e Yolo Party com BK e Luccas Carlos agitam a cidade | Agência UVA

Deixe um comentário