No último dia 27, o Writers Guild of America (WGA), associação de escritores de TV e cinema dos Estados Unidos, anunciou o fim de sua longa greve. Após quase cinco meses de paralisação, foi acertado um acordo entre o WGA e o AMPTP, entidade que reúne os estúdios e serviços de streaming.
O novo acordo firmado foi aceito com unanimidade pela WGA e tem validade de três anos. O contrato inclui termos contra a utilização de inteligência artificial na criação de roteiros, um bônus de 50% aos roteiristas por filmes e séries assistidos por mais de 20% dos assinantes norte-americanos nos primeiros 90 dias de lançamento. Além disso, em fase de produção de uma série, pelo menos três roteiristas e showrunners tem garantia de 10 semanas de emprego, entre outros termos firmados no acordo.
Os roteiristas já estão liberados para voltar ao trabalho a partir de 0h01min (horário americano) de hoje (27), mesmo sem a ratificação do novo contrato. As votações estão marcadas para acontecerem entre os dias 2 e 9 de outubro.
Os roteiristas de “Stranger Things”, um dos maiores sucessos da Netflix, anunciaram pelo Twitter que retomaram a produção de roteiros da quinta e última temporada da série.
Mesmo que a greve do roteiristas tenha terminado, a greve do SAG, sindicato dos atores, segue sem previsão de fim, o que ainda dificulta a volta dos trabalhos em Hollywood. Porém, é esperado que as negociações com sindicato dos atores comecem em breve.
Foto de capa: Divulgação/Grosby Group
Reportagem de Pedro Turteltaub, com edição de texto de João Agner
LEIA TAMBÉM : Nova greve dos roteiristas causa estagnação em estúdios de Hollywood
LEIA TAMBÉM : Semana do Cinema terá ingressos com preço único de 12 reais

Pingback: Confira os filmes com temática LGBTQIAPN+ que concorrem ao Prêmio Félix | Agência UVA
Braboooo!
Pingback: Oscar 2024: “Oppenheimer” se consagra o grande vencedor do ano | Agência UVA