Agência UVA

Agência UVA 20 anos: do redesenho da marca à criação de um novo site

Em mais uma reportagem do especial "20 anos", dois comunicadores contam a experiência de redesenhar o site e a marca da Agência

Não é novidade que a tecnologia está em constante avanço e os processos digitais, que antes poderiam levar um considerável tempo, estão ocorrendo em segundos. A sociedade participa e contribui para o desenvolvimento desses processos, e a Agência UVA, durante seus 20 anos de história, passou por diversas mudanças, visuais e estruturais, e precisou se adaptar às tendências do mercado digital.

Para mais uma reportagem do “Especial 20 anos Agência UVA”, Bruno De Blasi (27), jornalista especializado em tecnologia e David Barbosa (26), publicitário, contam um pouco das experiências pessoais e os projetos que desenvolveram ao participarem de nossa redação experimental, durante os anos de 2018 e 2019.

No período em que era aluno do curso de Jornalismo da UVA, em 2018, Bruno estava procurando um projeto para participar e então entrou para o time da Agência UVA:

“No mesmo dia estava tendo uma reunião de pauta, a galera reunida, discutindo ideias para reportagens e eu pensei ‘Nossa! Que lugar incrível, eu vou gostar muito de trabalhar aqui”, diz o jornalista.

David, que cursava Publicidade, era colega de Bruno na Agência UVA, e afirma que além de “poder explorar a criatividade”, o projeto dá oportunidade aos alunos a experimentar na prática o que aprendem em sala de aula.

No período em que os dois comunicadores entraram para a redação experimental, a Agência estava passando por muitas mudanças e também tinha como meta alcançar mais leitores, de maneira mais estratégica.

Por isso, em parceria com a Coordenação do projeto, realizada pela professora Daniela Oliveira, e com a Coordenação do curso de Jornalismo, que na época era realizada por Luís Bittencourt, o Bitt, os dois criaram um “Manual de Redação” para contribuir com o dia a dia de trabalho dos repórteres. Eles também remodelaram a marca e o site da Agência.

“Com todas as mudanças que estávamos vivendo, houve a necessidade de realizar uma renovação na identidade gráfica para acompanhar esse processo”, explica David, que fez uma série de estudos para primeiro criar a fonte da Agência e, posteriormente, a marca.

Abaixo é possível ver a marca antiga, à esquerda, e a renovada, à direita.

Os dois contam que o site da Agência era pouco dinâmico, muito parecido com um blog e distante da imagem clássica de um grande portal de notícias. A marca da Agência também precisava passar por uma renovação já que iria responder às novidades realizadas na interface gráfica e de usabilidade do site. Ao desenvolver a mudança, procuraram a simplicidade. “Logo que entrei, eu e o David, que era o estagiário de Publicidade na época, pensamos em um projeto gráfico um pouco mais moderno para o site e começamos a fazer alguns estudos, a partir de um briefing inicial dos professores. Um dos objetivos era que o site fosse responsivo, ou seja, se adaptasse aos celulares e tablets”, explica Bruno.

Desenvolver um novo o projeto visual não foi o único ganho enquanto estudantes. Segundo os comunicadores, essa tarefa também proporcionou um olhar mais estratégico para produzir conteúdos e observar o ecossistema midiático. Quem explica é a professora Daniela:

“Nossa ideia era transformar o site da Agência em um portal de notícias, com destaques, chamadas para algumas editoriais em específico, além de ter um portfólio de marcas dos outros produtos realizados na UVA. Bruno e David foram fundamentais para a realização desta mudança, pois estudaram possibilidades, observaram o que o mercado estava fazendo e os nossos objetivos”, revela.

Assim era o site da Agência UVA antes da mudança realizada em Julho de 2019. Ele só podia ser visualizado nos computadores: ou seja, não era “responsivo”. Foto: Reprodução

A professora conta que o resultado agradou a todos, passando pelos integrantes do projeto e pela Coordenação do curso. “Fizemos alguns testes e estudos previamente para entender se tínhamos conseguido uma solução interessante e quando apresentamos ao Bitt, tudo foi logo aprovado”, diz.

E ao ter a “engrenagem” do site repensada, Bruno afirma que o projeto começou a se aproximar de outras páginas de notícias em relação ao visual e funcionalidades, cuja atualizações demandam atenção.

O site redesenhado em 2019 segue sendo o usado nos dias de hoje. Foto: Reprodução

A Agência UVA se adaptou ao longo do tempo como um portal de notícias online e representou tanto para David quanto para Bruno, novas perspectivas dentro da área de comunicação.

Reportagem de Letícia Machado com edição de texto de Daniela Oliveira

Foto de capa: Pexel

LEIA TAMBÉM: 20 anos de Agência UVA e a importância de uma formação integrada

LEIA TAMBÉM: Agência UVA estreia novo visual e alcança maioridade