Agência UVA Moda

Agência UVA 20 anos: o que era moda em 2003?

Em mais uma matéria especial para comemorar seus 20 anos, a Agência UVA separou algumas tendências de duas décadas atrás que estão em alta novamente.

Há 20 anos, a Agência UVA dava início às suas atividades, servindo como primeira experiência profissional de futuros comunicadores. E, coincidentemente, o que está em alta na moda atual são as principais tendências dos idos de 2003, por conta da recente onda de Y2K, ou a moda anos 2000. Por isso, a Agência UVA resolveu unir essas duas pontas e revisitar as tendências que mais marcaram o início do século XXI e que, hoje, podem ser encontradas em qualquer lugar.

Listras e metalizado
No Brasil de 2003, os desfiles de moda masculina forma destaque. No Salão da Moda Masculina, realizado no Frei Caneca Convention Center, em São Paulo, 50 criadores se reuniam para discutir sobre o vestuário dos rapazes nas coleções de inverno, focados em designs listrados, que, agora, estão em alta mais uma vez, principalmente em suéteres, por todo o Instagram.

O metalizado também era tendência em 2003, com a mistura de diferentes tecidos. Na São Paulo Fashion Week daquele ano, Marcelo Quadros apresentava sua coleção prêt-à-porter, assim como, em 2023, Donatella Versace apresentou sua coleção pré-outono, em parceria com a cantora Dua Lipa, no último mês de maio.

E não há como falar de moda dos anos 2000 sem falar das peças de cintura baixa. Segundo Flávio Bragança, Doutor em Museologia e professor de História da Moda na UVA, a moda vive de momentos de retorno. Ele participou de um grupo de pesquisa de tendências naquela época e a volta da calça cintura baixa chama sua atenção.

“Entre as referências dessa época que estão voltando, a que mais me surpreende é a calça de cintura baixa, que teve seu ápice com Britney Spears, e podemos observar em vários desfiles internacionais desde o ano passado”, o professor aponta.

Já na área de beauty — área da moda que cria as tendências para cabelos e maquiagens — houve grandes mudanças em relação ao que é observado hoje. Enquanto atualmente o foco é um visual mais natural (cabelos cacheados com ondas não tão perfeitas e maquiagens leves), em 2003, o must eram cabelos lisos e maquiagem com olhos bem marcados. As sombras brancas, usadas para abrir o olhar, sobreviveram e são uma tendência atual, pois estão ligadas a esse visual limpo.

Kim Kardashian em evento em 2003, Foto: Reprodução/Instagram / Kim Kardashian em evento do jogo 'The Goffather' em 2002, Foto por Mark Sullivan / Cantora Beyoncé, Foto via instagram @beyonce / Cantora Dua Lipa, Foto via instagram @dualipa

Além disso, de acordo com a jornalista Erika Palomino, para a “Folha de S. Paulo”, no cenário internacional de 2003, após a semana de moda em Milão, em razão da crise econômica na época, as grifes italianas estavam estagnadas e a saída era apelar para os instintos primordiais, com coleções cheias de rendas e modelos sensuais. Similar ao período pós-pandêmico no qual o mundo se encontra hoje: a renda e as transparências foram exaltadas em coleções importantes, como na última coleção da Jacquemus, apresentada no palácio de Versalhes, na França.

Ao longo dos últimos 20 anos, a moda se renovou e se revisitou, portanto, nada mais justo que, nessa comemoração às suas duas décadas de existência, a Agência UVA, que cobriu e noticiou tendências, homenageie a moda também, justamente no momento em que o ano de 2003 parece tão próximo de novo.

Foto de Capa: Blumarine divulgação instagram

Reportagem de Camila Teixeira, edição de texto por Daniel Deroza e Daniela Oliveira

LEIA TAMBÉM: Moda Hello Kitty: personagem se torna ícone fashion entre a Geração Z
LEIA TAMBÉM: Agência UVA 20 anos: do redesenho da marca à criação de um novo site

4 comentários em “Agência UVA 20 anos: o que era moda em 2003?