Cultura Música

Foo Fighters lança primeiro álbum após morte de Taylor Hawkins

A banda de Dave Grohl é destaque na lista de lançamentos da semana, junto de Protomartyr, Beach Fossils e Sophie Ellis-Bextor

A banda de rock Foo Fighters lança, nesta sexta-feira, seu primeiro álbum de estúdio sem o baterista Taylor Hawkins, que morreu em 2022, e é destaque na lista de lançamentos musicais da semana, com curadoria da equipe da Agência UVA. Além dos roqueiros, tem Protomartyr, Beach Fossils, Sophie Ellis-Bextor, e mais. Confira a lista:

Foo Fighters – “But Here We Are” (Roswell Records)

Uma das bandas mais populares do rock contemporâneo, Foo Fighters está de volta com seu 11° álbum de estúdio, “But Here We Are”. Este é o primeiro disco do grupo sem o baterista Taylor Hawkins, que faleceu em 2022 e estava na banda desde 1997. “But Here We Are” traz os Foo Fighters em uma resposta brutalmente honesta e emocionalmente crua a tudo que passaram no último ano. “”But Here We Are” é um testamento aos poderes de cura da música, amizade e família”, diz o site da banda. Escute “But Here We Are” aqui.

Foo Fighters está com passagem marcada para o Brasil para shows em setembro:em Curitiba, no dia 7, e no festival de The Town, em São Paulo, no dia 9. (Foto: Reprodução: Apple Music)

Protomartyr – “Formal Growth in the Desert” (Domino)

Protomartyr é um dos principais nomes do pós-punk contemporâneo e está lançando, nesta sexta-feira, seu sexto álbum de estúdio, “Formal Growth in the Desert”. A banda é conhecida pelo seu som obscuro, distorcido e experimental, com influências de The Fall e Wire. O deserto do título seria uma metáfora para “desertos de emoção”. “Growth”, ou crescimento, vêm de um período de transição para Joe Casey, vocalista do Protomartyr, em que perdeu sua mãe. “A vida continua”, firmando assim a mensagem do álbum. “Um testamento de 12 canções para ‘seguir em frente com a vida’, mesmo que isso seja impossível”. Escute “Formal Growth in the Desert” aqui.

A banda Protomartyr está em atividade há mais de dez anos, apresentando influências de Garage Rock e Noise em suas produções. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Beach Fossils – “Bunny” (Bayonet)

Beach Fossils, um dos principais nomes do bedroom pop (estilo de música indie com produções feitas em estúdios na casa dos artistas), está lançando o seu quarto álbum de estúdio, “Bunny”. Sequência do disco lançado em 2017, “Sommersault”, “Bunny” apresenta o vocalista e líder Dustin Payseur em seu momento mais vulnerável, até então, em seu disco mais pessoal e honesto. Escute “Bunny”, álbum inédito de Beach Fossils, aqui.

Sophie Ellis-Bextor – “HANA” (Douglas Valentine)

A cantora inglesa Sophie Ellis-Bextor lança, nesta sexta-feira, seu mais novo álbum de estúdio, “HANA”. Este é a terceira e última parte de uma trilogia de discos com o colaborador e amigo Ed Harcourt, em que cada trabalho representa um lugar do mundo: “Wanderlust” é inspirado na Europa Ocidental, “Familia” inspirado na América Latina e “HANA” têm, como referência, o leste da Ásia. Harcourt define o álbum como “uma alegria caleidoscópica” inspirado na viagem que Sophie fez ao Japão em 2020. Escute “HANA” aqui.

Sophie Ellis-Bextor é dona do hit dance, do começo dos anos 2000, “Murder On the Dance Floor”. (Foto: Reprodução/Apple Music)

Rufus Wainwright – “Folkocracy” (BMG)

O cantor e compositor Rufus Wainwright lança seu mais novo álbum de estúdio “Folkocracy” em comemoração a seu aniversário de 50 anos. Revisitando suas influências ‘singer-songwriter’ do começo de sua carreira, Rufus têm colaborações de nomes consagrados como David Byrne, Chaka Khan e Sheryl Crow. Além disso, Wainwright colabora com suas irmãs Martha e Lucy Wainwright, sua tia Anna McGarrigle, sua prima Lily Lanken. Escute o álbum inédito de Rufus Wainwright, “Folkocracy”, aqui.

“Este álbum é quase como uma festa de aniversário gravada e um presente de aniversário para mim mesmo”, diz Rufus na divulgação do álbum. (Foto: Reprodução/Clash)

Bully – “Lucky for You” (Sub Pop)

Bully é uma banda de rock alternativo de Nashville, Tenessee, que lança, nesta sexta-feira, seu quarto trabalho de estúdio, “Lucky for You”, que é seu álbum mais direto. Liderado por Alicia Bognanno, o álbum traz uma colaboração especial com Soccer Mommy, na faixa “Lose You”. “É um álbum que é abrasivo e marcado pelas experiências da criadora, que, ainda é marcada pelo som de Alicia Bognanno, que se tranformou conhecido na última década”, é apresentado na divulgação do disco no Bandcamp. Escute “Lucky for You” aqui.

Este é o álbum mais criativo de Bully, onde Alicia experimenta com diversos sons, desde o Britpop ao Punk Rock. (Foto: Reprodução/Bandcamp)

Foto de capa: Danny Clinch

Reportagem de Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Agner.

LEIA TAMBÉM: Headliner do C6 Fest, Arlo Parks lança seu segundo álbum, “My Soft Machine”

LEIA TAMBÉM: Kaytranada e Aminé unem forças no colaborativo “KAYTRAMINÉ”

2 comentários em “Foo Fighters lança primeiro álbum após morte de Taylor Hawkins

  1. Pingback: Janelle Monáe explora seu corpo e sexualidade em “The Age of Pleasure” | Agência UVA

  2. Pingback: Marcelo D2 lança “Iboru”, álbum inédito que mistura samba e hip-hop | Agência UVA

Deixe um comentário