Em 2023 o mundo se volta mais uma vez para a competição mais prestigiosa do futebol: a Copa do Mundo Feminina da FIFA. O torneio, que ocorre a cada quatro anos, reúne as melhores jogadoras de futebol de todo o mundo em um mês de intensas disputas, que celebram o talento, a habilidade e o crescimento exponencial da modalidade.
A competição começa no dia 20 de Julho com uma partida entre Nova Zelândia e Noruega no estádio Eden Park, em Auckland. Já a grande final está marcada para o dia 20 de Agosto e deve acontecer no Stadium Austrália, em Sydney.
Sede e estádios
A nona edição da Copa do Mundo Feminina será realizada na Austrália e na Nova Zelândia. Esta é a primeira vez que o torneio é sediado em dois países do hemisfério sul.
Ao todo, os duelos serão disputados em nove estádios, passando por dez cidades diferentes. Na Austrália, as cidades-sede selecionadas incluem: Sydney, Adelaide, Brisbane, Melbourne e Perth; já na Nova Zelândia, Auckland, Dunedin, Hamilton e Wellington serão as escolhidas.
Participantes e formato do torneio
Agora com 32 seleções classificadas, a Copa do Mundo Feminina de 2023 irá se tornar a primeira disputa pelo título mundial a contar com tamanho número de participantes. Em 2019, o torneio foi realizado na França e contou com somente 24 equipes.
O formato permanece igual ao torneio masculino, as equipes participantes serão divididas em oito grupos, compostas por quatro equipes cada. Os dois primeiros colocados de cada grupo seguirão para as oitavas de final, formando uma fase mata-mata que definirá os dois países que irão se enfrentar na grande final.
Países e grupos
A seleção brasileira está no grupo F junto com França, Jamaica e Panamá. A estreia da amarelinha está marcada para o dia 24 de julho e acontecerá em Adelaide, contra o Panamá.
Grupo A: Nova Zelândia, Noruega, Filipinas e Suíça
Grupo B: Austrália, Irlanda. Nigéria e Canadá
Grupo C: Espanha, Croácia, Zâmbia e Japão
Grupo D: Inglaterra, playoff B Haiti, Dinamarca e China
Grupo E: Estados Unidos, Vietnã, Holanda e Portugal
Grupo F: França, Jamaica, Brasil e Panamá
Grupo G: Suécia, África do Sul, Itália e Argentina
Grupo H: Alemanha, Marrocos, Colômbia e Coreia do Sul
Jogos do Brasil
- Brasil x Panamá (24/07/2023) – 8h (de Brasília), Estádio Adelaide Oval-AUS
- França x Brasil (29/07/2023) – 7h (de Brasília), Estádio Suncorp Stadium-AUS
- Jamaica x Brasil (02/08/2023) – 7h (de Brasília), Estádio AAMI Park-AUS
Transmissão
No Brasil, a transmissão do torneio ficará por conta da Rede Globo (canal aberto) e do SporTV (canal fechado). Como alternativa, o público ainda poderá optar por assistir determinados duelos pela Cazé TV, no YouTube, que conseguiu o direito de transmitir uma partida da competição por dia. Esta será a primeira vez que a Globo irá exibir o mundial feminino em duas edições seguidas.
Foto de capa: Reprodução/FIFA
Reportagem de Giovanna Ventura, com edição de texto de Anne Rocha
LEIA TAMBÉM: Conselho de Ética do COB entra em acordo com a CBV e diminui suspensão de Wallace
LEIA TAMBÉM: Flamengo recebe Cruzeiro mirando G4 do Brasileirão

Pingback: Fluminense busca afastar mau momento diante do Red Bull Bragantino | Agência UVA
Pingback: Nike apresenta o novo uniforme da Seleção Brasileira Feminina | Agência UVA
Pingback: Com Marta, Seleção Brasileira é convocada para a Copa do Mundo Feminina 2023 | Agência UVA