Neste domingo (16), Flamengo e Coritiba se enfrentaram no Maracanã na estreia das equipes pelo Brasileirão 2023, e o rubro-negro garantiu o favoritismo ao vencer por 3 a 0. Com a vitória, a equipe carioca busca uma reabilitação após as últimas três derrotas consecutivas (Aucas, pela Libertadores; Fluminense, na final do Cariocão; e Maringá pela Copa do Brasil).
Em um primeiro tempo pouco movimentado, o Flamengo foi quem teve as melhores ações no primeiro tempo. A primeira grande chance foi com Ayrton Lucas, que chutou de fora da área para forçar a ótima defesa do goleiro Gabriel. Minutos depois, o lateral-esquerdo da equipe carioca arriscou novamente e anotou um golaço no Maracanã, dessa vez sem chances para o goleiro do coxa branca. O clube da Gávea ainda acertou uma bola na trave em ótimo chute de Matheus França, quase ampliando o placar.
O Coritiba fez uma primeira etapa totalmente apática, esperando o adversário no seu campo de defesa e tentando sair em rápidos contra-ataques com Alef Manga, mas não teve sucesso em nenhuma oportunidade.
A segunda etapa foi praticamente uma cópia da primeira. O Flamengo administrou o jogo, trocava passes e buscava a melhor jogada para chegar ao segundo gol. O time visitante continuou esperando a equipe carioca no seu campo de defesa, insistindo em jogar no contra-ataque, mas novamente sem nenhum sucesso.
O Flamengo chegou ao segundo gol com Gabigol, que voltou a marcar após um longo jejum de 10 partidas. E o gol foi do jeito que só ele sabe, de pênalti. Com calma e muita habilidade, o camisa 10 do Flamengo foi para a marca da cal e anotou um golaço, em chute colocado no ângulo. O goleiro do coxa ainda acertou o canto, mas não conseguiu a defesa. No finalzinho do jogo, ainda deu tempo do artilheiro Pedro marcar por cobertura e fechar o placar no Maracanã.
O segundo tempo também marcou o retorno aos gramados do ídolo Bruno Henrique, que esteve afastado por lesão no ligamento cruzado anterior do joelho. O “mister clássico”, como é carinhosamente chamado pela torcida rubro-negra, volta a disputar uma partida oficial após 10 meses, uma vez que se lesionou na 12ª rodada do Brasileirão 2022, contra o Cuiabá.
O Flamengo voltará a campo na próxima quarta-feira (19), às 21h30, pela Copa Libertadores, quando recebe o Nublense- CHI no Maracanã, pela segunda rodada da fase de grupos da competição.
Foto de capa: Divulgação/Flamengo
Reportagem de Mateus Matias, com edição de texto de Anne Rocha
LEIA TAMBÉM: Fluminense goleia América-MG na primeira rodada do Brasileirão
LEIA TAMBÉM: Botafogo vence o São Paulo com gol no fim do jogo
Pingback: Brasileirão 2023: Flamengo vai ao Sul para a segunda rodada | Agência UVA