A Prefeitura do Rio lançou na segunda-feira (03) um sistema QR Code que mostra ao passageiro do BRT a previsão de quando o próximo ônibus chegará na plataforma. Coordenada pela Secretaria de Transportes e pela MOBI-Rio, a novidade já está em uso em todas as estações atendidas pelos novos ônibus do BRT nos corredores Transcarioca, Transolímpica e no trecho da Transoeste entre Terminal Jardim Oceânico e Terminal Alvorada.
Para fazer uso do novo sistema, basta os usuários dos BRTs, nas estações e terminais, apontarem a câmera do celular para as placas que possuem um QR Code implantado. O passageiro terá acesso ao mapa da linha desejada com todos os ônibus em serviço, e poderá consultar a estimava de tempo em que o veículo chegará na plataforma, bem como seu itinerário.

A novidade pode ser utilizada mesmo se o usuário não estiver com sinal de internet no celular, pois as estações do BRT possuem serviço de Wi-Fi gratuito. Além disso, o passageiro poderá avaliar se as informações passadas foram úteis e escrever comentários sobre sua experiência com a nova aplicação, o que se torna fundamental, já que o serviço acaba de ser lançado e poderá sofrer instabilidades.
Usuários aprovaram a novidade instalada pela Prefeitura
A estudante Nayara Ribeiro, de 26 anos, confessa que foi pega de surpresa por essa novidade, mas conta que será útil:
“Eu não sabia desse sistema, mas acho interessante a proposta, pois pego BRT três vezes na semana e faço integração com outro ônibus, então, sabendo os horários, posso me programar melhor em relação ao meu trajeto para não ficar tanto tempo esperando na estação”, comemora a usuária.
Para a engenheira ambiental e geógrafa Gabrielle Sampaio, de 26 anos, este novo sistema veio para facilitar seu trajeto até o trabalho:
“Eu pego todos os dias o 53 (Barra – Sulacap) e, com o QR Code nas estações dá para acessar o horário certo do ônibus e seu intervalo. Como saio de casa às 7h20 da manhã, já monitoro quando o ônibus irá chegar na estação, sabendo se está atrasado ou não”, conta.
De acordo com a Prefeitura, das 125 estações do BRT, 107 passaram por reformas. As melhorias incluem a substituição de portas de vidro por chapas de aço e painéis; travas automáticas e alarmes sonoros anunciando abertura e fechamento das portas do veículo; além de fiação embutida e mecanismos das portas blindadas. Foram também realizadas pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e reforço na iluminação.
Foto de capa: Divulgação/Prefeitura do Rio
Reportagem de Jorge Barbosa, com edição de Daniela Oliveira
LEIA TAMBÉM: Número de linhas do BRT é ampliada nos corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica
LEIA TAMBÉM: “Na prática, leis em relação à mobilidade urbana não são cumpridas”, diz pesquisadora
Pingback: Usuários do BRT poderão fazer outras duas integrações pagando apenas uma passagem | Agência UVA