A taça da Copa do Mundo Feminina de futebol chegou nesta quarta-feira (29) ao Brasil. Ao todo, nove países já foram visitados desde o início do tour, em fevereiro, antes do torneio mais importante do futebol feminino, que será realizado em julho, na Nova Zelândia e na Austrália.
A passagem da taça pelo País começou pela Cidade Maravilhosa e terminará em Brasília, nesta quinta (29), quando o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a receberá, junto de Ana Moser, ministra dos Esportes.
Cristo Redentor abençoando
Nesta quarta, entre 6h30 e 9h30, ocorreu a primeira aparição da taça mais desejada pelas jogadores de todo o mundo. O local escolhido para o evento foi o Santuário do Cristo Redentor, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Estiveram presentes personalidades do esporte feminino, como a ex-jogadora Formiga e a sueca Pia Sundhage, técnica da seleção brasileira feminina.
A programação continuou, desta vez, com uma ação social. A Escola de Educação Física do Exército abriu as portas para o projeto “Daminhas da Bola”, que viveram um dia de seleção. As jovens atletas treinaram junto com as jogadoras sub-20 da amarelinha, sob o comando do técnico Jonas Urias e da auxiliar Bia Vaz.
Já na quinta-feira (30), último dia do tour no país, a taça seria exposta no Palácio da Cidade pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, mas houve uma mudança nos planos. Agora, o troféu será transportado para Brasília, onde será recebido pelo presidente Lula e pela ministra do Esporte, Ana Moser.
Após deixar o território brasileiro, o troféu segue em excursão pelos outros países participantes até chegar a Wellington, capital da Nova Zelândia, sede da Copa do Mundo Feminina 2023, juntamente com a Austrália.
O próximo mundial acontecerá entre 20 de julho e 20 de agosto. O primeiro jogo do Brasil no torneio será no dia 24 de julho, contra a seleção do Panamá.
Foto de capa – Divulgação/FIFA
Reportagem Anne Rocha, com edição de texto de Daniel Deroza e Daniela Oliveira
LEIA TAMBÉM: Libertadores 2023: sorteio define confrontos da fase de grupos
LEIA TAMBÉM: Torcedores e especialistas comentam a consolidação das SAFs no futebol brasileiro
0 comentário em “Taça da Copa do Mundo Feminina chega ao Brasil”