Uma das produções cinematográficas mais esperadas pelos fãs da Marvel fez sua estreia na última quinta-feira (16) em cinemas por todo Brasil. A última produção da trilogia de “Homem-Formiga” dá sequencia à história vivida por Scott Lang (Paul Rudd), que chega em “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” para dar continuidade à uma narrativa pouco explorada no Universo Cinematográfico Marvel (MCU). O Reino Quântico onde se situa o filme já foi apresentado em “Homem-Formiga e a Vespa” (2018), porém, agora passa a ser mais explorado por Scott e sua filha Cassie Lang (Kathryn Newton), que desvendam os mistérios e contratempos da personagem Janet Van Dyne, interpretada por Michelle Pfeiffer. Janet, que já passou 30 anos Reino Quântico, enfrenta seus medos e obstáculos do passado agora com sua filha Hope Van Dyne (Evangelini Lilly) e a família Lang.
No filme, a relação entre pai (Scott) e filha (Cassie) ganha mais força, fazendo com que o Homem-Formiga arrisque sua própria vida pela filha sob ameaças de vilões. A trama mostra as diversas possibilidades de vida, de cultura e de inteligência em uma dimensão que desafia o tempo e o espaço como conhecemos. Com novos desafios, forma-se um trio de heróis, integrado por Scott, Cassie e Hope, os quais criam mais dinâmica entre os personagens que precisam unir suas forças.

Seguindo a história, o antagonista Kang o Conquistador (Jonathan Majors) luta e se destaca por sua supremacia. O conquistador já foi apresentado aos telespectadores na série “Loki” (2021), e além de controlar o tempo, tem o poder de viajar e destruir linhas do tempo inteiras. O vilão fica preso no Reino Quântico por acidente e tem sua esfera danificada, o que impede sua saída. A esfera é a “luz dos séculos”, uma bola de energia que permite a Kang transportar o tempo e o espaço. Com seu poder, ele cria um grande exército que ameaça o futuro do Reino e do multiverso.
Janet Van Dyne pode gerar aos fãs algumas dúvidas ao longo da trama: por ter passado mais de 30 anos presa no mundo quântico (“Homem-Formiga e a Vespa”, 2018), acaba tendo ligações com o antagonista e guarda segredos nunca revelados à sua família. Dessa forma, o Conquistador necessita da ajuda do Homem-Formiga para que seu plano aconteça.

Não é de agora que a Marvel Studios vem desenvolvendo papéis com destaques femininos. Em “Quantumania”, Janet Van Dyne, diferente dos filmes anteriores da trilogia, recebe mais diálogo e ação, vivendo um papel importante no decorrer da trama. Como também Cassie Lang, que adquire seu próprio traje, e ajuda seu pai na batalha contra o vilão.
“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” tem duas cenas pós créditos super importantes que deixam espaço para novos filmes da trama. Os takes abrem diversas possibilidades para o futuro de uma nova dinastia da MCU. Além de dar início à fase cinco da produtora, o longa oferece muita ação e humor, uma marca dos filmes da Marvel Studios.
“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” estreou nos cinemas brasileiros dia 16 de fevereiro, quinta-feira. Confira abaixo o trailer oficial:
Ficha técnica – “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”
Direção: Peyton Reed
Roteiro: Jeff Loveness
Gênero: Ação
Foto de capa: Reprodução/Disneyplusbrasil
Reportagem Thiago Eiras com edição de texto de Daniela Oliveira
Pingback: Oscar 2023: conheça os 10 filmes indicados na principal categoria da premiação | Agência UVA