Cinema Cultura

CCBB recebe Mostra de Cinema Norueguês no Rio, em São Paulo e Brasília

Produções cinematográficas do país escandinavo vão ser exibidas pela primeira vez no Brasil

O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) vai receber a terceira edição da Mostra de Cinema Norueguês nas unidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e Brasília. O evento é realizado através da parceria entre a Embaixada Real da Noruega de Brasília e o Real Consulado da Noruega no Rio de Janeiro. Serão apresentados 26 filmes noruegueses contemporâneos, incluindo longas e curtas-metragens, assim como documentários. Algumas dessas obras vão ser exibidas de forma inédita no Brasil.

As principais produções norueguesas que vão ser exibidas na Mostra são ”Amundsen, o explorador”, de Espen Sandberg; ”A escolha do rei”, dirigido por Erik Poppe; e ”Disco”, de Jorunn Myklebust Syversen. A programação completa dos filmes pode ser conferida no site oficial do CCBB.

A Mostra conta com o apoio do Instituto Norueguês de Cinema (Norsk Filminstitutt), agência governamental responsável pelo incentivo a produções de cinema da Noruega. A produção cinematográfica do país têm ganhado significativo reconhecimento no cenário internacional, mas, no Brasil, a divulgação está em fase de consolidação, e a realização do evento serve como oportunidade de proporcionar que o público brasileiro conheça com mais atenção as obras audiovisuais e a diversidade da cultura norueguesa, que discute temáticas como questões humanitárias e sustentabilidade.

A Mostra de Cinema Norueguês começa no dia 15 de setembro e vai até 9 de outubro no Rio de Janeiro. Em Brasília, se inicia em 27 de setembro e termina em 16 de outubro. Já a passagem por São Paulo começa em 22 de outubro e segue até 11 de novembro. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site.

Reportagem Maria Eduarda Duarte, com edição de texto de Larissa Teixeira

Foto de capa: Wikimedia Commons

LEIA TAMBÉM: ‘Marte Um’ é o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023

LEIA TAMBÉM: HBO lidera vitórias do Emmy, com Zendaya alcançando feito inédito

0 comentário em “CCBB recebe Mostra de Cinema Norueguês no Rio, em São Paulo e Brasília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s