Da sala de aula

Setores da área de eventos encontram saída para isolamento

Casamentos, festas de aniversário e formaturas passam a acontecer online por conta da pandemia

O mundo ainda está passando por uma série de mudanças por conta da pandemia da Covid-19. Nos últimos meses, houve um avanço com a vacinação, mas todo cuidado ainda é pouco. Com todas essas mudanças, muitas pessoas tiveram que se adaptar a um novo estilo de vida. Inclusive, os fornecedores e atuantes do mundo dos eventos, que foram alguns dos mais afetados pelo isolamento social. Em uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Eventos, foi comprovado que houve uma queda de 90% nos serviços.

Nesse momento, muitos pontos precisaram ser reinventados e outros até mesmo inventados, já que se tornou proibido qualquer tipo de aglomeração, o que gerou muitos cancelamentos e adiamentos de eventos, como shows, casamentos, aniversários e festivais. A solução veio da forma que muitos já conhecem: o meio virtual. A produção de lives aumentou, os drive-ins voltaram, e tudo isso fez com que o mundo dos eventos se segurasse um pouco.

Uma alternativa

Há 18 anos no mercado e casados há 19, Mário César, conhecido como DJ Lopez, e a esposa, a cerimonialista e produtora Verônica Lopez, tiveram a ideia de trazer a festa para dentro de casa, e assim nasceu a Room Party, uma festa online, que conta com DJ, celebrante, buffet, fotógrafos e bandas. A equipe elabora uma lista de convidados e um kit “surpresa”, que é único para cada contratante do evento e pode conter petiscos, doces, acessórios, buquês, produtos de beleza e o que mais tiver relação com a comemoração.

Os valores estão de acordo com o tamanho do evento, que conta com teaser, convite virtual personalizado, transmissão simultânea do evento para todos os convidados, entre outros. Tudo isso com a promessa de levar uma experiência única para cada participante.

Caixas do kit surpresa de aniversário com tema Ladybug
Foto: Instagram Room Party

“A Room Party surgiu para celebrar a vida e levar muito amor, alegria e esperança para as pessoas que estão em suas casas, algumas confinadas, sem o abraço de seus familiares e amigos. Por isso, o projeto é voltado para uma celebração interativa que envolve uma corrente de solidariedade e sororidade com a equipe, clientes e fornecedores”, conta Verônica, responsável por toda a produção do evento.

Desde o início da pandemia, foram realizados mais de 150 eventos, incluindo um para mil pessoas, e 23 cerimônias de casamento online. Além disso, foi a primeira empresa do Brasil a levar um evento para a plataforma Twitch, um site de streaming. Ao longo desse mais de um ano, casamentos, aniversários, renovações de votos e noivados já foram realizados, levando uma experiência diferente a cada um dos envolvidos.

Juliana e Thiago Mattos foram um desses casais. Eles estão casados há cinco anos e resolveram fazer uma renovação de votos. Por conta da pandemia, eles precisaram optar por esse tipo de comemoração e recorreram à Verônica, que já havia sido cerimonialista no casamento deles.

“A princípio, a ideia me pareceu um pouco estranha, até porque eu não sou uma pessoa super animada. Porém, tudo fluiu da melhor forma possível. Todos os convidados amaram e a Verônica conseguiu atingir o objetivo dela. Foi tudo maravilhoso”, diz Juliana, que, depois da renovação, já realizou mais dois eventos de aniversário com a equipe. Diante de tudo o que está acontecendo, se reinventar é algo essencial e a criatividade será um fator diferencial para se destacar.

Amigos e familiares se reúnem no evento online
Foto: Instagram Room Party

Formaturas entram no novo formato

O que também precisou se adaptar foram as formaturas de escolas e universidades. O que antes era sinônimo de muita festa, parentes, professores e alunos reunidos, passou a ser uma comemoração também virtual, na qual a confraternização é feita por meio de uma conferência.

A formanda de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, Giulia Alves conta: “Gostaria que tivesse sido presencial, porque a interação com a minha turma e os professores seria maior, mas já que não era uma opção, ter online foi bom também. Conseguimos confraternizar e fechar esse ciclo de forma bonita e ritualística também”.

Um dos pontos positivos na cerimônia online, segundo Giulia, foi o fato de ela poder mandar o link da conferência para quantas pessoas quisesse. Isso fez com que alguns familiares e amigos que não conseguiriam ir à formatura presencial também pudessem dividir esse momento.

Uma dessas pessoas foi Caroline Silva, amiga da Giulia, que esteve presente durante a cerimônia online “Foi uma experiência muito legal poder ver a Giulia se formando, além de também poder ver os amigos e professores dela. Me senti um pouco mais próxima do que minha amiga viveu naqueles dias do curso”, diz Caroline, que não conseguiria participar da formatura presencial por conta da distância, já que mora em Araruama, na Região dos Lagos, e a faculdade fica no Centro do Rio de Janeiro.

Formandos presentes na cerimônia online
Foto: Acervo Pessoal Giulia Alves

Ainda é incerto quando será possível voltar ao normal, mas a jornada continua. Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 está avançando, mas ainda é cedo para se afirmar quando a população poderá voltar para o que antes era considerado normal. Em outros países, como nos Estados Unidos, pessoas imunizadas já podem transitar em locais abertos e fechados sem máscara, o que gera esperança para a população brasileira.

Caroline Dutra – 3º período

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

1 comentário em “Setores da área de eventos encontram saída para isolamento

  1. Maristela Fittipaldi

    Parabéns, Caroline!! Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s