Cultura

Secom 2021: Live Marketing é tema de palestra no quarto dia da Semana da Comunicação

Evento contou com a participação de Rachel Rimoli, Gerente de Creative Data da Artplan, que abordou a importância da relação entre marcas e público, como forma de gerar engajamento

Nesta quinta-feira (27), ocorreu o quarto dia da Semana da Comunicação (Secom) da Universidade Veiga de Almeida (UVA) que contou com uma palestra sobre Live Marketing com a participação de Rachel Rimoli, que atualmente ocupa os cargos de Gerente de Creative Data da Artplan, sócia-fundadora da Woow Consultoria e Educação, e como professora de Redes Sociais da Coppead.

A palestra foi mediada pelo professor Léo Amato, Coordenador da Agência Júnior da UVA, do Campus Barra da Tijuca, e do Laboratório de Economia Criativa da UVA.

A palestrante Rachel Rimoli e o mediador Léo Amato.
(Foto Reprodução/Youtube)

A live abordou estratégias e cases de sucesso dessa tática de economia criativa, que busca aproximar a marca dos seus potenciais clientes por meio de ações interativas para propagação e o engajamento a partir de uma experiência ao vivo com o público (virtual ou presencial).

Detentora de um vasto currículo, que conta com 11 anos de serviços prestados à Rede Globo e quatro à Artplan, a convidada do dia dividiu com o público alguns cases de sucesso dentro do seguimento. Tendo em conta o interesse do público por não apenas vivenciar, como também registrar a experiência, Rachel ressalta que o cuidado estético é fundamental para o sucesso desse tipo de ação.

“Tem que ter todo um cuidado estético, não basta ser uma experiência bacana. Tem que gerar o desejo de as pessoas em terem uma foto naquele local. Isso faz com que a ação reverbere e acabe ganhando mídia espontânea, invadindo outros locais”, explicou Rachel.

O resultado do trabalho com a estética, somado à contextualização do produto, é capaz de criar vendas diretas, sendo necessário somente expor o que se pretende vender. É o que se observa, por exemplo, pelo perfil da marca Natura no Instagram: “o produto se torna mais atrativo, fazendo com que a audiência engaje e a marca tenha resultado bem melhores”, elucidou Rachel.

Duas ações de Live Marketing que geraram bastante engajamento. A máquina de refrigerante da Marca Sprite exposta em uma praia do Rio de Janeiro, e um monumento em forma de headphone com a marca do Banco Itaú, que teve sua exposição no Rock’n Rio. (Foto Reprodução/Youtube)

As mudanças observadas na forma de se fazer a divulgação de produtos também tiveram espaço na conversa. Palestrante moderador contrapuseram os trabalhos de marketing realizados no início do século XXI e os atuais, ressaltando o fato de hoje existir a possibilidade de se coletar dados sem precisar levar a campanha para a rua, fazendo uso apenas das redes sociais.

“A gente precisava por a campanha na rua para se obter dados que eram gerados a partir da venda e da repercussão na mídia. Hoje, você consegue obter os dados de conversão da campanha em tempo real”, destacou Léo Amato.

Ao fim da palestra, Rachel agradeceu o convite e deixou as portas da Artplan abertas para visitas, por meio do programa Troca Ideia, que proporciona à alunos conhecer o ambiente da agência, além de alertar sobre  oportunidades de estágio.

Assista abaixo, na íntegra, a palestra “O mundo é do Live Marketing”.

LEIA TAMBÉM: Secom 2021: segundo dia de evento debateu sobre a representatividade feminina nas telas

Gabriel Figueiredo – 1º Período

Sob Supervisão de Barbara Souza – 7º Período

0 comentário em “Secom 2021: Live Marketing é tema de palestra no quarto dia da Semana da Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s