Da sala de aula

Tempo de lições online

Aulas na pandemia: de idiomas a dança, é possível aprender de tudo à distância durante esta fase de isolamento social

O período de reclusão orientado por órgãos de saúde devido ao Coronavírus tem deixado muita gente afastada de seus afazeres normais. Com as famílias em casa, acaba sobrando tempo livre, o que pode ser uma boa chance de desenvolver atividades para afugentar o tédio e a ansiedade comuns nesta época. São opções de diversão, mas o momento também serve para aprimorar conhecimentos, dependendo do interesse de cada um. As aulas gratuitas estão ai para ajudar quem quer passar o tempo aprendendo algo novo e sair do tédio.

Tudo tem um lado positivo. Não é à toa que o termo “crise” remete a crescimento. É uma oportunidade de aprendizado. O vírus pode acabar mostrando como desacelerar e focar no que realmente importa, gerando ambientes melhores e relações mais saudáveis. A solidariedade é um dos atos mais nobres e humanos no mundo.

Quem sabe disso é a professora de Inglês Adriana Maria de Brito Nobrega, de 27 anos, que dá aulas de graça para crianças e pré adolescentes nas faixas etárias de 5 a 12 anos, na região do Morro do Banco, em Itanhangá, Rio das Pedras. “Não sei por que decidi dar aulas. Acho que é uma forma de contribuir com uma pequena parcela para o desenvolvimento deles. Fiz parte de muitos projetos na infância e na adolescência que me deram, inclusive, oportunidade de estudar Inglês. Nada mais justo que passar adiante esse conhecimento”.

Professora: Adriana Maria de Brito Nobrega, que dá aulas de inglês para crianças do Morro do Banco, em Itanhangá. (Foto: Arquivo Pessoal)
Professora e seus alunos, da faixa etária de 5 a 12 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

A empatia e a solidariedade com o próximo não têm barreiras. A também professora de Inglês Lígia Jardim e Silva, de 25 anos, moradora do Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, que, assim como Adriana, dá aulas de graça para jovens e adultos na faixa etária de 18 a 50 anos, conta como está sendo gerir as aulas por meio de aplicativos como o Zoom e também por que está ensinando idiomas para as pessoas.

“O Zoom é um app bem fácil e intuitivo. Não tive nenhuma dificuldade com ele. Já está adaptado para as aulas, meus alunos conhecem e já sabem manusear essa ferramenta sem dificuldade”. Ela relata por que dá aulas para essas pessoas diante dessa pandemia no mundo: “Eu gosto do que faço, gosto de passar adiante os ensinamentos. Acho que é muito importante a educação, porque abre portas, ainda mais com o inglês, que é a língua mundialmente falada no dia a dia”. (Foto: Arquivo Pessoal)

Alunos da professora Lígia, na plataforma virtual Zoom. (Foto: Arquivo Pessoal)

Atividade na quarentena

Também é possível fazer outras atividades durante a quarentena. Todo mundo sabe “que quem canta, seus males espanta”, mas quem dança também. São diversos ritmos, intensidades, estilos, modalidades, e durante o período de isolamento social, a dança pode se tornar uma grande aliada para quem quer se manter ativo.

A professora de dança, que é instrutora na FitDance, Isabelle Dos Santos Rodrigues, de 24 anos, conta como é dar aula de dança no ambiente virtual, com alunos de todas as faixas etárias, de 14 a 60 anos de idade. “Eles adoram, tanto os senhores quantos os jovens. Os idosos falaram que se sentem eternos jovens, e que se sentem muito bem fazendo as aulas de dança”.

*Matéria produzida pela aluna Yasmin Alves para a disciplina Teoria e Técnica da Notícia, ministrada pela professora Maristela Fittipaldi.

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Tempo de lições online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s