Da sala de aula

Solidariedade de grupo de amigos ajuda moradores de rua

Voluntários distribuem kits de higiene, roupas e comida na Zona Sul e no Centro do Rio

Grupo formado por Kelly, Lúcia Freitas, Bianca Salles, Jenny Oliveira
e Gabriel Maciel. (Foto: perfil@olharparaasruas)

Ajudar o próximo. Essa é a nova onda positiva que invadiu a cidade e trouxe um mar de esperança na luta contra os efeitos negativos que o Coronavírus gerou para muitas pessoas. Um drama humano vem assombrando os mais carentes e vulneráveis nas ruas do Rio de Janeiro desde o mês de março, quando se iniciou a pandemia e seus reflexos na economia local.

Com os cortes de empregos gerados pela paralisação de diversas áreas do comércio e da indústria, muitas pessoas ficaram sem a possibilidade de comprar itens básicos para o seu cotidiano. Diante de todos esses problemas, grupos de voluntários formados por igrejas, amigos, vizinhos e até mesmo de empresas estão fazendo a diferença na vida de muitos cariocas.

A distribuição de refeições ou cestas básicas chega em um momento importante para essas pessoas. Muitas não apresentam mais renda por terem perdido emprego. Um desses movimentos é o projeto “Um olhar para as ruas” – criado por um grupo de amigos da Rocinha, que distribuem quentinhas, roupas e kits de higiene para moradores de rua em vários locais da Zona Sul e Centro do Cidade do Rio.

Buscando divulgar melhor o trabalho e ter um maior alcance por intermédio do perfil do Instagram (@olharparasruas), Kelly Silva, recepcionista, 32 anos, fala um pouco como funcionam as doações. “Recebemos algumas ajudas por meio do nosso perfil e estabelecemos parcerias. Temos dois parceiros fixos, pontos de coletas em prédios de São Conrado, e tudo isso chegou por meio da ajuda de pessoas que conheceram nosso trabalho pela internet”.

Doação de 100 latinhas de sardinha que o grupo recebeu.
(Foto: perfil @olharparaasruas)

Mesmo desempregado e buscando ajudar no processo de preparo dos alimentos, Gabriel Maciel, 23 anos, irmão de Kelly, explica um pouco do seu trabalho no grupo. “Sou cozinheiro e estou desempregado, assim como muitas pessoas, devido aos impactos gerados pela Covid-19. Faço o preparo das refeições com as doações recebidas por todo o grupo e buscamos dar o nosso melhor em todas as etapas, desde a pré ação até o momento de chegar às mãos de quem precisa muito dessa ajuda”.

O grupo tem uma grande dificuldade no transporte dos alimentos, já que não tem carro próprio. “Dependemos muito da ajuda de outras pessoas para conseguir viabilizar um aluguel de veículo e poder fazer as entregas”, completa Jenny Oliveira, 28 anos, desempregada, que ajuda o grupo montando os kits e buscando doações.

Na rua se encontram muitas histórias diferentes entre uma ajuda e outra. Diante de tudo, a esperança continua sendo o ingrediente principal e item indispensável para a sobrevivência dessas pessoas que se encontram nessa situação. As doações para o projeto podem ser feitas pelo WhatsApp: 98535-3775 ou pelo perfil do projeto no Instagram.

*Matéria produzida pelo aluno Patrik França de Andrade Serafim para a disciplina Teoria e Técnica da Notícia, ministrada pela professora Maristela Fittipaldi.

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Solidariedade de grupo de amigos ajuda moradores de rua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s