Cidade

Guarda Municipal inicia Operação Verão nesta sexta para reforçar segurança nas orlas do Rio

Agentes de fiscalização atuarão principalmente nas zonas Sul e Oeste da cidade durante os fins de semana e feriados

A Guarda Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), iniciou nesta sexta-feira (01) o esquema de segurança chamado Operação Verão Visando. Para reforçar o patrulhamento e combater a desordem urbana nas praias e nas vias de acesso às regiões costeiras da cidade, o patrulhamento começa entre o fim de 2019 e o início de 2020, quando há maior circulação de pessoas nas praias.

Agentes da Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal atuarão junto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública.
(Foto: Reprodução/GM-Rio Guarda Municipal)

O efetivo contará com 530 guardas municipais atuando na prevenção de delitos e no controle de trânsito, em parceria com agentes do Rio+Seguro Copacabana e Leme, 15 carros de reboque da Seop e monitoramento por câmera do Núcleo de Videopatrulhamento. Além das medidas para a operação, a Guarda Municipal lançará também a ação educativa “A Praia é de Todos!”, com orientações e distribuição de folhetos com recomendações para melhor convivência e ordenamento do espaço publico urbano.

Moradora de Copacabana, Zona Sul do Rio, a médica Isabella Reis (27) opina sobre os efeitos positivos, na teoria e na prática, que o patrulhamento intensivo pode levar à região. “Acho que só de ter mais guardas de segurança nas ruas, já inibe o possível ato criminoso, então já passa uma sensação melhor para a pessoa poder andar mais tranquila na rua. É preciso ter as ferramentas para fazer as prisões e saber agir com calma, sem excessos, caso algum crime venha a acontecer mesmo”, comenta.

Aplicação de ‘regras de convivência’ são a maioria em balanço do último ano

A implementação desse esquema operacional vem acontecendo desde 2017. Na Operação 2018/2019, dados da Guarda Municipal mostram que a ênfase da ação não é o policiamento para combate aos crimes, e sim a prevenção de infrações. Isso porque entre a maioria das ocorrências estão 1.918 apreensões de produtos comercializados por ambulantes irregulares; apreensão de 30 facas encontradas com comerciantes e pessoas em situação de rua; 296 retiradas de camping, prática proibida nas praias, e outros exemplos.

A aposentada Geralda Reis, avó de Isabella e moradora de Botafogo, afirma que a implementação das ações educativas para a população nesses ambientes ajuda a prevenir focos de tumultos. “É bom que tenha um certo controle do que pode e o que não pode, pois algumas coisas na praia podem acabar causando acidentes. Jogar a bola em alguém, soltar pipa onde não pode, usar aqueles patinetes e bicicletas da forma errada. A questão não é proibir totalmente e sim orientar melhor para todo mundo conviver bem”, opina.

Victor Leal – 7º período

0 comentário em “Guarda Municipal inicia Operação Verão nesta sexta para reforçar segurança nas orlas do Rio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s