A Guarda Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), iniciou nesta sexta-feira (01) o esquema de segurança chamado Operação Verão Visando. Para reforçar o patrulhamento e combater a desordem urbana nas praias e nas vias de acesso às regiões costeiras da cidade, o patrulhamento começa entre o fim de 2019 e o início de 2020, quando há maior circulação de pessoas nas praias.

(Foto: Reprodução/GM-Rio Guarda Municipal)
O efetivo contará com 530 guardas municipais atuando na prevenção de delitos e no controle de trânsito, em parceria com agentes do Rio+Seguro Copacabana e Leme, 15 carros de reboque da Seop e monitoramento por câmera do Núcleo de Videopatrulhamento. Além das medidas para a operação, a Guarda Municipal lançará também a ação educativa “A Praia é de Todos!”, com orientações e distribuição de folhetos com recomendações para melhor convivência e ordenamento do espaço publico urbano.
Moradora de Copacabana, Zona Sul do Rio, a médica Isabella Reis (27) opina sobre os efeitos positivos, na teoria e na prática, que o patrulhamento intensivo pode levar à região. “Acho que só de ter mais guardas de segurança nas ruas, já inibe o possível ato criminoso, então já passa uma sensação melhor para a pessoa poder andar mais tranquila na rua. É preciso ter as ferramentas para fazer as prisões e saber agir com calma, sem excessos, caso algum crime venha a acontecer mesmo”, comenta.
Aplicação de ‘regras de convivência’ são a maioria em balanço do último ano
A implementação desse esquema operacional vem acontecendo desde 2017. Na Operação 2018/2019, dados da Guarda Municipal mostram que a ênfase da ação não é o policiamento para combate aos crimes, e sim a prevenção de infrações. Isso porque entre a maioria das ocorrências estão 1.918 apreensões de produtos comercializados por ambulantes irregulares; apreensão de 30 facas encontradas com comerciantes e pessoas em situação de rua; 296 retiradas de camping, prática proibida nas praias, e outros exemplos.
A aposentada Geralda Reis, avó de Isabella e moradora de Botafogo, afirma que a implementação das ações educativas para a população nesses ambientes ajuda a prevenir focos de tumultos. “É bom que tenha um certo controle do que pode e o que não pode, pois algumas coisas na praia podem acabar causando acidentes. Jogar a bola em alguém, soltar pipa onde não pode, usar aqueles patinetes e bicicletas da forma errada. A questão não é proibir totalmente e sim orientar melhor para todo mundo conviver bem”, opina.
Victor Leal – 7º período
0 comentário em “Guarda Municipal inicia Operação Verão nesta sexta para reforçar segurança nas orlas do Rio”