A maioria dos recrutadores brasileiros, estimados em 80%, acredita que a taxa de emprego irá ser mais favorável no próximo ano. É o que indica uma pesquisa da plataforma LinkedIn, rede social de teor profissional, que realizou o levantamento com cerca de 300 entrevistados do ramo empresarial durante os meses de abril e maio. O estudo constatou que 16% dizem não acreditar nesta melhoria para empregabilidade no país e 4% não souberam responder.
A reforma da previdência e outras reformas econômicas foram citadas como uma das motivações para esta confiança em relação ao aumento de vagas. A pesquisa ainda indicou, a partir dos entrevistados, que a área de TI teve a maior abertura de vagas do primeiro trimestre.
O estudo também revelou que 51% dos entrevistados acreditam que há priorização por candidatos com experiências profissionais. A consultora de comunicação e também professora da graduação e pós-graduação de jornalismo, Cecília Seabra, afirma que a multidisciplinaridade dos funcionários é fundamental no mercado de trabalho.
“Precisamos ter um olhar mais integrado e abrangente. Cada vez mais o profissional que for capaz de ter visão estratégica e saber quais são as influências da sua função nas outras atividades poderá contribuir para sua carreira e não só executá-la”, ressalta.

Foto: Reprodução/Forbes
Quem também aponta a importância de atuar de forma estratégica é o assessor de imprensa da Univeritas-RJ, Juney Freire. Para ele, ser estratégico é um modo que o profissional tem de demonstrar que detém conteúdo. O assessor, que conseguiu seu atual cargo por meio do LinKedIn, indica a relevância de estar conectado com os profissionais presentes nesta plataforma. “É importante fazer a conexão com pessoas que vão te agregar, fazer um networking online”, sinaliza Juney.
Ter uma estratégia está relacionado ao gerenciamento de carreira, segundo Cecília. “Quem contrata, observa o quanto o candidato quer estar na empresa. Se a pessoa não convence que quer estar ali, a empresa não vai perder tempo com ela”, diz a professora. Ela ainda informa atitudes que os profissionais que estão tentando se recolocar no mercado podem assumir.
“Buscar posições em linha com o que quer para a carreira, olhar para o currículo e ver onde há a pendência de qualificações são boas dicas. Existem cursos de especialização gratuitos. Essa é uma forma de mostrar que o candidato está procurando se manter atualizado. Assim, o profissional consegue valorizar sua experiência nos processos seletivos”, explica.
Júlia Reis – 6º período
0 comentário em “Recrutadores estão otimistas em relação às contratações de 2020, segundo estudo do LinkedIn”