O inverno ainda nem acabou mas as temperaturas altas já estão sendo registradas. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a última quinta-feira (12) pode ser o dia mais quente do inverno, com máxima de 39 graus, na Zona Oeste e 40 graus na Zona Norte. A Defesa Civil chegou a emitir um alerta de baixa umidade do ar e aconselhou que a população evitasse exercícios do no horário entre às 11h e às 17h, além de orientar a beberem bastante líquido para evitar desidratação.
Anteriormente, o record de temperatura alta no inverno deste ano era de 36 graus, registrados em Jacarepaguá, no dia 31 de agosto. Essas mudanças climáticas costumam acontecer em setembro, reta final do inverno, pois a frente fria se junta com as massas de umidade vindas do oceano em direção ao continente.

As temperaturas altas no inverno costumam desagradar os cariocas, já que na maior parte do ano já faz calor Rio de Janeiro. Para o assistente de TI, Matheus Bittencourt, o calor excessivo no inverno só prejudica. “Além de gastar mais energia elétrica com ventiladores e ar-condicionado, muito calor no inverno me faz transpirar. Logo na estação que deveríamos sentir mais frio”, conta.
A estudante de publicidade e propaganda, Tayane Oliveira, também compartilha o mesmo sentimento. “No inverno, eu espero que faça frio. Para mim é muito ruim, eu odeio calor. O calor só é bom quando estou com tempo para ir à praia”, explica.
No twitter, os internautas comentaram sobre o dia mais quente do inverno.
Vale lembrar que esta não é a temperaturas mais quente do ano. Em janeiro, os termômetros chegaram a registrar máxima de 41,2 graus. Foram 24 dias seguidos de altas temperaturas durante o verão de 2019.
Tainá Valiati – 7° período

0 comentário em “No dia mais quente do inverno, Rio de Janeiro registra 40 graus”