É provável que o Festival do Rio não aconteça este ano. Foi anunciado nas redes sociais, nesta quinta-feira (12), que a equipe do Festival está em busca de apoio junto a empresas e parceiros que tenham interesse em que ele ocorra, mas que é melhor ser realista com seu público e dizer a verdade. De acordo com a nota de esclarecimento publicada, “dentro de poucos dias, chegará o momento de bater o martelo caso não tenhamos os recursos necessários para a realização”.
O Festival foi criado há duas décadas e, desde então, se firmou como um dos mais importantes do mundo. É onde os principais destaques cinematográficos do ano são exibidos e premiados, prestigiando o audiovisual nacional e internacional. O evento é realizado pelo Cinema do Rio e pelo Cima (Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente), que são responsáveis pela produção,e é realizado pela Première Brasil e pelo RioMarket, maior mercado do audiovisual da América Latina.

(Foto: Divulgação/Twitter-festivaldorio)
Desde as mudanças na Lei Rouanet, um evento deste porte não tem como ser financiado por ela. A diretora responsável pelo Festival já deixou claro que uma vaquinha online não seria suficiente. Por isso, uma das possibilidades para este ano é não exibir filmes internacionais. Nada foi concretizado ainda e vai depender da resposta dos patrocinadores, até a próxima semana.
O amante de cinema, Bernardo Vilela, acredita que, sem o incentivo necessário, infelizmente, o Festival não vai poder acontecer.
“São muitas despesas, já que tem muita gente trabalhando e muitos filmes a serem apresentados, mas nada é impossível. Acredito que seria válido pedir ajuda ao público e o resultado poderia ser surpreendente, mas como a diretora do Festival já falou que essa não seria uma opção, acho que a única alternativa seria pedir mais uma vez ajuda ao governo”, declara.

Em 2018, o Festival já passava por dificuldades financeiras e o evento foi adiado. Mas sua realização acabou sendo possível e foi um sucesso.
Anna Clara Magalhães – 6º período
0 comentário em “Festival do Rio pode ser cancelado este ano por falta de verba”