Cultura

Festival do Rio pode ser cancelado este ano por falta de verba

O evento estava marcado para acontecer de 7 a 17 de novembro, mas a falta de apoio coloca em risco a programação

É provável que o Festival do Rio não aconteça este ano. Foi anunciado nas redes sociais, nesta quinta-feira (12), que a equipe do Festival está em busca de apoio junto a empresas e parceiros que tenham interesse em que ele ocorra, mas que é melhor ser realista com seu público e dizer a verdade. De acordo com a nota de esclarecimento publicada, “dentro de poucos dias, chegará o momento de bater o martelo caso não tenhamos os recursos necessários para a realização”.

O Festival foi criado há duas décadas e, desde então, se firmou como um dos mais importantes do mundo. É onde os principais destaques cinematográficos do ano são exibidos e premiados, prestigiando o audiovisual nacional e internacional. O evento é realizado pelo Cinema do Rio e pelo Cima (Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente), que são responsáveis pela produção,e é realizado pela Première Brasil e pelo RioMarket, maior mercado do audiovisual da América Latina.

Troféu Redentor 2018
(Foto: Divulgação/Twitter-festivaldorio)

Desde as mudanças na Lei Rouanet, um evento deste porte não tem como ser financiado por ela. A diretora responsável pelo Festival já deixou claro que uma vaquinha online não seria suficiente. Por isso, uma das possibilidades para este ano é não exibir filmes internacionais. Nada foi concretizado ainda e vai depender da resposta dos patrocinadores, até a próxima semana.

O amante de cinema, Bernardo Vilela, acredita que, sem o incentivo necessário, infelizmente, o Festival não vai poder acontecer.

“São muitas despesas, já que tem muita gente trabalhando e muitos filmes a serem apresentados, mas nada é impossível. Acredito que seria válido pedir ajuda ao público e o resultado poderia ser surpreendente, mas como a diretora do Festival já falou que essa não seria uma opção, acho que a única alternativa seria pedir mais uma vez ajuda ao governo”, declara.

Festival do Rio 2018. (Foto: Divulgação/festivaldorio)

Em 2018, o Festival já passava por dificuldades financeiras e o evento foi adiado. Mas sua realização acabou sendo possível e foi um sucesso.

Anna Clara Magalhães – 6º período

0 comentário em “Festival do Rio pode ser cancelado este ano por falta de verba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s