Cidade

‘Sabadão da biometria’: TRE organiza mutirão para cadastramento dos eleitores

Postos de atendimento irão funcionar das 9h às 15h para auxiliar os cidadãos que ainda não registraram as digitais

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizará neste sábado (31) um plantão nos cartórios eleitorais de quase todo o Rio de Janeiro, o ‘sabadão da biometria’. Os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico terão a chance de ir até os postos de atendimento do estado, que irão funcionar das 9h às 15h.

(Foto: Divulgação/Ascom TRE-RJ)


A iniciativa tem o objetivo de ajudar àqueles que não conseguem comparecer aos cartórios nos dias úteis. Entretanto, a campanha não vale para todos. Os municípios de Armação dos Búzios, Niterói, São João da Barra, Rio das Ostras, Queimados, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes não terão o plantão, já que passaram pelo processo de coleta das digitais anteriormente. A biometria é obrigatória em 35 municípios e os eleitores que não a aderirem dentro do prazo terão seus títulos cancelados e sofrerão outras implicações.

Apesar de parecer inovador e prometer mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, o sistema necessita ser aperfeiçoado. É o que evidencia a pedagoga Hellen Magalhães, de 29 anos, que foi mesária das eleições de 2018, quando alguns cidadãos já tinham a digital cadastrada. Segundo Hellen, nesta época, o sistema não proporcionou mais agilidade. “Houve muita dificuldade para a leitura da digital. Se perdia muito tempo com isso”, declara. Ela espera que este procedimento melhore até as próximas eleições: “Precisamos de um atendimento mais eficiente e que agilize o processo”, conclui.

Para realizar o cadastramento biométrico é necessário que o eleitor leve documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência com até três meses de emissão e o título de eleitor. É importante perceber se algum nome está abreviado no documento de identificação. Neste caso, o eleitor precisa levar outro documento oficial, em que o nome esteja completo por extenso. Para quem tiver dúvida sobre a necessidade de fazer a biometria, é possível verificar no site do TRE-RJ, onde também podem agendar o atendimento para os dias disponíveis nas zonas eleitorais.

Júlia Reis – 6º período

0 comentário em “‘Sabadão da biometria’: TRE organiza mutirão para cadastramento dos eleitores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s