Cultura

Festival de música barroca “Baroque in Rio” apresenta atrações gratuitas em sua primeira edição

Evento cultural ocupa lugares históricos do Rio, com Bach, Marais e Rameau, além de apresentações conjuntas de franceses e brasileiros

Na próxima sexta-feira (30), começa o primeiro dia de apresentações de música Barroca da primeira edição do festival “Baroque in Rio”, que reúne músicos franceses e brasileiros em apresentações gratuitas ou com preços acessíveis. O evento ocorrerá em lugares históricos da cidade do dia 30/08 até 02/09, oferecendo, além das apresentações, oficinas e exibição de filmes temáticos sobre o período barroco.

Uma das atrações mais antecipadas é a apresentação moderna da “Abertura“, peça composta em 1819 por Sigismund Neukomm, e também o concerto para 2 e 4 cravos de Johann Sebatian Bach. Além disso, o festival recebe Julien Chauvin (violinista barroco e regente); Christine Plubeau (viola da gamba); Jeanne Zaepfell (soprano) ;Cristiano Gaudio (cravo); e Marcelo Fagerlande (cravo), o Quinteto Fantástico (liderado por Felipe Prazeres) e a orquestra da UNIRIO, como participações brasileiras.

No domingo (01), o espetáculo “Música para o novo reino” estará com ingressos a 1 real no Teatro Municipal. No segundo dia, o evento vai promover oficinas gratuitas de música barroca na Aliança Francesa; uma projeção comentada do filme “O Rei da Dança (Le Roi Danse)”, de Gérard Corbiau, além de uma apresentação no Teatro Maison de France. O Rei da dança segue o tema barroco do festival, sendo baseado na biografia de Jean Baptiste Lully.

Na sexta-feira (30), será realizado um concerto didático para alunos de escola pública na sala Cecília Meireles, no centro do Rio de Janeiro. Nessa ocasião, participarão dois alunos do projeto Uerê, da favela da Maré, tocando violino junto aos outros músicos franceses. As oficinas do curso Aliança Francesa serão realizadas pelo cravista Oliver Baumont e pela violinista Julien Chauvin.

Programação dos espetáculos: 

30/08 às 20h na Sala Cecília Meireles: « 2 x 4 BACH » com os músicos Olivier Baumont, Rosana Lanzelotte, Marcelo Fagerlande, Cristiano GaudioFelipe Prazeres, Priscila Plata Ratto e Quinteto fantástico. 

31/08 às 17h na Igreja do Outeiro da Glória: « Concert Français » com os músicos Julien Chauvin, Olivier Baumont, Christine Plubeau, Jeanne Zaepfell e Cristiano Gaudio. 

1 de setembro às 11h no Theatro Municipal: « Música para o novo reino » com a Orquestra da Unirio e a regência de Julien Chauvin. 

2 de setembro às 19h no Teatro Maison de France  projeção comentada do filme « Le Roi danse » com os músicos Olivier Baumont , Christine Plubeau, Jeanne Zaepfell e Cristiano Gaudio. 

2 de setembro – Ateliê de música barroca – Olivier Baumont (cravo) – Professor titular de cravo no Conservatório de Música de Paris (CNSMD): 10h as 13h e Julien Chauvin (violino e música de câmara) – regente da Orquestra Le Concert de la Loge – 14h as 17h. 
 
Inscrições: aqui (vagas limitadas) 
 
Mais informações: aqui 

Lucas Teixeira – 7° período

0 comentário em “Festival de música barroca “Baroque in Rio” apresenta atrações gratuitas em sua primeira edição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s