Economia

13º dos aposentados: pagamento da primeira parcela inicia nesta segunda (26)

Liberação atinge 30 milhões de aposentados e pensionistas e deve injetar quase R$ 22 bilhões na economia, aponta o governo

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam a receber nesta segunda (26) a primeira parcela do 13º salário. O valor será acrescido à folha do mês de agosto. A data do pagamento, que ocorre entre 26 de agosto e 6 de setembro, varia de acordo com o número final do benefício.

Serão beneficiados os brasileiros que, ao longo do ano, tenham recebido auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, auxílio-reclusão ou pensão por morte, e demais benefícios gerenciados pelo INSS . A parcela dos 50% restantes será paga a partir de 25 de novembro. Somente nela será descontado o Imposto de Renda (IR) sobre o benefício, conforme a legislação.

Segundo o governo, cerca de 30 milhões de brasileiros serão beneficiados com essa liberação e R$ 21,9 bilhões devem ser injetados na economia neste terceiro trimestre. Para a aposentada Edite Caetana, de 74 anos, o dinheiro será uma ‘mão na roda’. “Vou aproveita-lo para reformar parte do telhado da minha casa e, se ainda sobrar, pagar umas dívidas pendentes”, conta.

Vale lembrar que, ao assinar uma Medida Provisória (MP) no início de agosto, o governo transformou em regra a antecipação do pagamento do benefício. Isso porque, anteriormente, a gratificação em agosto só era estabelecida com a assinatura, a cada ano, de um decreto presidencial.

Leandro Victor – 7º período

0 comentário em “13º dos aposentados: pagamento da primeira parcela inicia nesta segunda (26)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s