O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que reduz os impostos sobre jogos eletrônicos e acessórios relacionados nessa última quinta-feira (15). Com a mudança, as alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em cima dos videogames, que antes variavam de 20% a 50%, agora passam a ficar entre 16% e 40%.
Consoles e máquinas de jogos eletrônicos tiveram o seu IPI reduzido de 50% para 40%. Acessórios e partes de videogames tiveram uma diminuição de 40% para 32%. Máquinas e partes de videogames portáteis ou com telas incorporadas contaram com uma redução de 20% para 16%.

Bolsonaro se pronunciou publicamente a respeito do decreto em sua conta oficial no Twitter na manhã desta sexta-feira (16). “Sei que é pouco, mas temos que seguir critérios. Acredito que o volume arrecadado não deva se alterar, tendo em vista o aumento da demanda”, comenta o presidente.
A redução de impostos sobre os videogames vem sendo uma pauta bastante corriqueira no governo do atual presidente. Além deste caso, o plenário do Senado Federal também se encontra analisando a aprovação da PEC 51/2017, que pretende isentar de qualquer imposto os jogos e consoles eletrônicos fabricados dentro do Brasil.
A reação do público em relação a essa nova mudança vem sendo bem conflitante, principalmente entre os fãs mais assíduos de jogos eletrônicos. Para a estudante de psicologia, Shelen Vale, existem outros problemas a serem tratados com mais urgência. Já para o aluno de publicidade, Lucas Mertens, a redução é positiva, pois “pode gerar uma maior circulação de dinheiro e oportunidades de investimento na área”, comenta.
Rhuan Bastos – 6° período
0 comentário em “Bolsonaro reduz impostos sobre videogames no Brasil”