A esperança do sucesso da Copa do Mundo Feminina

Nunca antes na história do futebol o Mundial das mulheres foi tão divulgado e comentado. Seleção brasileira aposta nas jogadoras mais experientes

A Copa do Mundo Feminina inicia nesta sexta (7), tendo como jogo de abertura, a partida entre França, país sede do Mundial, e Coréia do Sul, às 16h. O torneio tem tudo para entrar para a história do esporte. A edição do torneio feminino da Fifa, deste ano, será em um país que não somente se mobilizou, como carrega em sua história a luta de mulheres. Alguns registros históricos apontam a França como o berço da primeira onda feminista durante a Revolução Francesa.

Torneio mais nivelado

Ao contrário da Copa do Mundo masculina, o torneio para as mulheres ainda é algo muito novo, a primeira edição foi há 28 anos, em 1991, na China. Essa será a oitava edição do Mundial feminino. Apesar das barreiras quebradas e recordes positivos ao longo do tempo, a competição deste ano promete trazer novas possibilidades e a esperança de um futuro melhor para as seleções femininas.

Nunca antes houve tantas seleções niveladas por alto e pretendentes ao título, como neste Mundial. Além das atuais campeãs americanas e a seleção brasileira, Alemanha, França e Inglaterra estão na lista para chegar ao topo. Destaque também aos trabalhos de Austrália, Holanda, Canadá e Japão.

41507327071_4777540c6f_k
A seleção brasileira vai em busca do título inédito da Copa do Mundo Feminina Foto: LUCAS FIGUEIREDO/CBF

Apoio maior da imprensa

Essa edição será a de maior alcance em termos de transmissão- serão 130 emissoras envolvidas, atingindo o total de 135 países. É também um Mundial que buscou mobilização em campanhas anteriores ao torneio para chamar a atenção das pessoas. A resposta vem sendo positiva. Além de marcas fortes de patrocínio esportivo, as seleções também entraram forte na ideia, já que as campanhas fizeram bastante sucesso.

A convocação da Inglaterra, por exemplo, teve a participação de atores do filme Harry Potter e do ex-jogador e craque inglês, David Beckham. No Brasil, essa será a primeira vez que a TV Globo transmitirá todos os jogos da seleção brasileira feminina em uma Copa do Mundo.

5c31979ebfd29d3c48a7b586a1c6e337d0373fdf
Copa do Mundo feminina será transmitida pela 1ª vez no Brasil Foto: AFP

Sucesso na venda de Ingressos

Dois meses antes da Copa do Mundo, a Fifa anunciou que a venda de ingressos já estava quebrando recordes. As entradas para finais e semifinais esgotaram em apenas 48 horas. Dez jogos já estão com todas as entradas vendidas.

Desvalorização ainda presente

A França, campeã do mundo no futebol masculino, do ano passado, embolsou 38 milhões de dólares, de um prêmio de 400 milhões divididos entre todos os participantes. Já a premiação geral da Copa Feminina, no dia 7 de julho, será de 30 milhões de dólares, sendo cinco milhões às vencedoras. Vale ressaltar: a premiação já foi dobrada em relação ao Mundial de 2015.

Esperança do título inédito para seleção brasileira

Uma geração duas vezes medalhista olímpica e vice-campeã mundial do futebol feminino está chegando em seu último ato. Três delas, para ser exato. Marta, ainda deixa em aberto a possibilidade de jogar outro Mundial, daqui quatro anos, mas essa será de fato a despedida de Cristiane e Formiga – recordista entre homens e mulheres em sua sétima Copa do Mundo, aos 41 anos. As três mais experientes da Seleção e únicas remanescentes de uma geração que elevou o Brasil de patamar, quando o esporte ainda era tratado com amadorismo.

A seleção brasileira ainda não conquistou a Copa do Mundo Feminina. As melhores participações no torneio foram no ano de 2007, quando chegou na final contra a Alemanha, sendo derrotada por 2 a 0 e um terceiro lugar 1999, vencendo a Noruega nos pênaltis. O Brasil estreia neste domingo (9) contra a Jamaica, às 10h30.

Todas as seleções campeãs da Copa do Mundo Feminina

1991- Estados Unidos

1995– Noruega

1999- Estados Unidos

2003- Alemanha

2007- Alemanha

2011- Japão

2015- Estados Unidos

Leia também: Saiba tudo sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019, que começa hoje

Luhan Alves- 6° Período

Um comentário sobre “A esperança do sucesso da Copa do Mundo Feminina

  1. Pingback: Saiba tudo sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019, que começa hoje | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s