Economia

Governo Bolsonaro quer moeda única para toda América do Sul

O assunto foi proposto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes em uma reunião em Buenos Aires 

O assunto foi proposto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes em uma reunião em Buenos Aires 

Em cerimônia  da Marinha o presidente Jair Bolsonaro sugeriu um projeto de uma moeda única entre os países da América do Sul, iniciando com o Brasil e Argentina. Logo após, Paulo Guedes, ministro da Economia, anunciou a proposta em uma viagem na Argentina. Em viagem, Bolsonaro também citou que a união das moedas poderá “Travar possíveis ameaças socialistas na América do Sul”, diz ele. 

De acordo com Bolsonaro a ideia de começar pelo Brasil e a Argentina é por serem os maiores países sul-americanos. O presidente também citou que o “peso-real” -proposta do nome da nova moeda- pode representar perdas e ganhos, mas de um modo geral o país tem mais a ganhar do que perder. Ele acredita que no futuro será possível que haja cerca de cinco moedas no mundo e a integração das moedas da América Latina poderia ser uma delas.

bolsonaro e arg
Bolsonaro em viagem à Argentina Foto: Reprodução/Twitter

Leia também: Ministério da Educação diz que professores, alunos e pais não podem divulgar protestos

Segundo o Cientista Político, Guilherme Carvalhido a junção das moedas argentina e brasileira poderá beneficiar apenas um país, “Essa moeda só beneficiaria somente a Argentina, que tem uma moeda fraca. Para o Brasil seria ruim!”, opina. 

Em conta no Twitter o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, contenda a proposta feita pelo governo. Ele acredita que o Brasil poderá ser prejudicado com esta mudança. “Será? Vai desvalorizar o real? O dólar valendo R$ 6,00? Inflação voltando? Espero que não”, se posiciona.

Assuntos que foram debatidos e planejados, como modernização do Mercosul e avanços nas negociações com parceiros econômicos, em especial União Européia também foram planejados. “Estamos empenhados em fazer com que nossa relação seja fonte de prosperidade. Afirmamos, ainda, nossa disposição em seguir defendendo a democracia em nosso continente”, diz Bolsonaro.

Tainá Valiati 7° período 

0 comentário em “Governo Bolsonaro quer moeda única para toda América do Sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s