Geral

Do lixo à arte: exposição da Comlurb trará obras produzidas de material reciclado

Exposição na Gávea terá entrada gratuita ao público.

Exposição na Gávea terá entrada gratuita ao público.

Buscando inspirações artísticas em itens comuns do cotidiano, o espaço Galpão das Artes Urbanas da Comlurb apresenta a exposição ‘Liberdade! Liberdade!’, da curadora Cida Mansur, reunindo o trabalho de diversos artistas que usam o lixo para desenvolver suas obras. A exibição começa nesta quinta-feira (16) e será mantida até o dia 12 de julho, com entrada franca.

49594230_2229357414004393_5021394704118317056_n
O espaço inaguruado em 2002 levanta temas como sustentabilidade e diversidade. Fonte: Reprodução/Redes Sociais

Com o tema “Asa”, serão exibidas obras de 14 artistas representando a liberdade, igualdade e a sustentabilidade. As peças exibidas, justamente no formato de asas, poderão ser “vestidas” no corpo, para que as pessoas interajam com a exposição. No decorrer do período em que a exposição permanecer ativa, os artistas envolvidos oferecerão gratuitamente aulas, dinâmicas, palestras, oficinas e outros trabalhos paralelos.

Além de Cida Mansur, os outros artistas expondo suas obras no espaço são: Arlindo Oliveira, Alfredo Borret, Ary Fialho Menezes, Bruno Edde, Jackson Machado, Paulo Coutinho, Raphael Cavalcanti, Roca Tardelli, Urubatan, Soraia Magalhães, Yara Silva e Zoby da Gaita.

 Alguns fazem parte de equipes que atuam em Centros de Atenção Psicossocial do Município do Rio (CAPs), auxiliando no tratamento de doenças mentais com oficinas terapêuticas e arte terapia.

A professora de Artes Bernadette Angelbrecht, afirmou que a ideia de se usar material reciclado para composição de obras artísticas deve ser incentivado, pois se trata de um estilo atual e consciente:

“A arte se manifesta de muitas formas, e diferente da forma tradicional como conhecemos, tipo pinturas ou esculturas clássicas. A arte também está no dia-a-dia, muitos materiais que a gente usa hoje e descarta, amanhã podem ser usados para fazer arte. É até uma forma de conscientizar e revelar novos artistas.”

Espaço de arte sustentável

O Galpão das Artes Urbanas é um espaço em parceria com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), que foi inaugurado em junho de 2002. O foco da iniciativa é expor obras de artistas, profissionais e cidadãos envolvidos e comprometidos com a questão da reciclagem do lixo e da sustentabilidade. É um projeto cultural, social e ecológico destinado a mostrar a importância da preservação do meio ambiente.

Serviço

Horário: 9h às 17h

Local: Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino – Avenida Padre Leonel Franca, s/nº – Gávea (sob o Viaduto Lagoa-Barra)

Entrada: Gratuita

Datas: 16 de maio a 12 de julho

 

Victor Leal – 7º período

0 comentário em “Do lixo à arte: exposição da Comlurb trará obras produzidas de material reciclado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s