Buscando inspirações artísticas em itens comuns do cotidiano, o espaço Galpão das Artes Urbanas da Comlurb apresenta a exposição ‘Liberdade! Liberdade!’, da curadora Cida Mansur, reunindo o trabalho de diversos artistas que usam o lixo para desenvolver suas obras. A exibição começa nesta quinta-feira (16) e será mantida até o dia 12 de julho, com entrada franca.

Com o tema “Asa”, serão exibidas obras de 14 artistas representando a liberdade, igualdade e a sustentabilidade. As peças exibidas, justamente no formato de asas, poderão ser “vestidas” no corpo, para que as pessoas interajam com a exposição. No decorrer do período em que a exposição permanecer ativa, os artistas envolvidos oferecerão gratuitamente aulas, dinâmicas, palestras, oficinas e outros trabalhos paralelos.
Além de Cida Mansur, os outros artistas expondo suas obras no espaço são: Arlindo Oliveira, Alfredo Borret, Ary Fialho Menezes, Bruno Edde, Jackson Machado, Paulo Coutinho, Raphael Cavalcanti, Roca Tardelli, Urubatan, Soraia Magalhães, Yara Silva e Zoby da Gaita.
Alguns fazem parte de equipes que atuam em Centros de Atenção Psicossocial do Município do Rio (CAPs), auxiliando no tratamento de doenças mentais com oficinas terapêuticas e arte terapia.
A professora de Artes Bernadette Angelbrecht, afirmou que a ideia de se usar material reciclado para composição de obras artísticas deve ser incentivado, pois se trata de um estilo atual e consciente:
“A arte se manifesta de muitas formas, e diferente da forma tradicional como conhecemos, tipo pinturas ou esculturas clássicas. A arte também está no dia-a-dia, muitos materiais que a gente usa hoje e descarta, amanhã podem ser usados para fazer arte. É até uma forma de conscientizar e revelar novos artistas.”
Espaço de arte sustentável
O Galpão das Artes Urbanas é um espaço em parceria com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), que foi inaugurado em junho de 2002. O foco da iniciativa é expor obras de artistas, profissionais e cidadãos envolvidos e comprometidos com a questão da reciclagem do lixo e da sustentabilidade. É um projeto cultural, social e ecológico destinado a mostrar a importância da preservação do meio ambiente.
Serviço
Horário: 9h às 17h
Local: Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino – Avenida Padre Leonel Franca, s/nº – Gávea (sob o Viaduto Lagoa-Barra)
Entrada: Gratuita
Datas: 16 de maio a 12 de julho
Victor Leal – 7º período
0 comentário em “Do lixo à arte: exposição da Comlurb trará obras produzidas de material reciclado”